sexta-feira, outubro 26, 2007

SITUAÇÃO LIMITE NO PLANETA!!!!

Por: Roberto Zaghini Jorge
Texto: Roberto Zaghini Jorge

A cada ano as queimadas consomem maiores extensões de áreas verdes, ferindo o planeta e agora provocando mortes e muitas perdas.
O que vem ocorrendo na Califórnia um dos estados mais prósperos dos EUA é um alerta VERMELHO anunciando esta situação limite.
MESMO NUM PAÍS bastante evoluído e com alta tecnologia, não é possível conter queimadas com esta extensão e magnitude. O calor, o vento e um acerta dose de insensatez e ignorância, promovem muita destruição.
TALVEZ SEJA ESTA A GRANDE GUERRA DO MOMENTO, A TERCEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL CONTRA A IGNORÂNCIA, GANÂNCIA E INSENSATEZ.
Essa guerra é muito mais difícil de vencer por motivos até semelhantes aos que ocorrem quando se combate contra guerrilhas: não se pode enxergar o inimigo, ele muda de lugar e o que o fortalece ainda mais: tem auxílio da natureza, que venta que sopra e empurra chamas contra tudo o que houver pela frente. Fico preocupado, vendo famílias chorarem suas perdas, tendo que sair às pressas de suas casas, abandonando seu lar.
Em outra parte, aqui no hemisfério sul, suportamos enchentes que levam vidas, nas enchorradas. Estranho, mas gostaria de citar, dias antes, tive um sonho em que acompanhando meu gato de estimação entrei numa casa. Havia uma menina que pegou o gatinho no colo e então pude ver através da janela da casa onde ela estava, pessoas tentando tirar uma enorme tampa de concreto de um grande bueiro.. Ali estavam três crianças que pediam socorro, pouco depois haviam noutro canto do bueiro outras crianças maiores e que estavam ao que parece desmaiadas. E dias depois deste sonho assisti a reportagens de São Paulo e Rio de Janeiro onde apareciam justamente situações como estas, de crianças levadas pelas enchorradas.
Esta guerra pode estar no início, e nem sabemos ao certo se haverá a possibilidade de reverter esta situação, porque pelo lado dos grandes negócios e das ganâncias organizadas em seus estados administrativos, há muita relutância em se fazer o que precisa fazer. CESSAR IMEDIATAMENTE EMISSÃO DE POLUENTES, e principalmente combater a ignorância de pessoas que acham que podem cortar árvores, para faturar mais dinheiro, fazer uma queimada num trecho para facilitar plantio de pasto, e que isso em fim não afeta nada..

Nenhum comentário: