domingo, outubro 07, 2007

Mim gosta natureza. Natureza gosta de mim

Foto: Galileu março 2003


De repente a natureza se torna furiosa, agressiva, e nós que já integramos uma rede artificial de vida muitas vezes nem damos conta do que vem ocorrendo.
- Depois de três dias seguidos de chuva que caiu sobre a cidade vamos ouvir agora a previsão para hoje com o homem do tempo Tarcísio Vernize.
- Bom dia amigos ouvintes da rádio Jovem Pan, o céu amanheceu hoje parcialmente nublado com o sol aparecendo desde as primeiras horas da manhã, temperatura em ligeira elevação com os termômetros marcando 23 graus agora às 8 e 15 horas.

Conto: Mim gosta natureza. Natureza gosta de mim

(publicado pela 1ª vez em março/2003 no tablóide Multiforça/SP)
- A formação de estratos cumulus e a elevação da temperatura indicam chsuvas no período da tarde quando os termômetros poderão marcar até 40 graus..
Calor muito forte clima abafado e chuvas torrenciais, mas espera aí, aqui não é a terra da garoa? Cadê a garoa? Noticiário do verão que você já se acostumou a ler, ouvir e ver..
- Você fica agora com as reportagens da cidade de São Paulo sob o comando do Antena..
- Boa tarde telespectadores, imagens impressionantes da ciade de São Paulo com enchentes e várias ruas e avenidas alagadas, vamos às imagens ao vivo diretamente do nosso helicóptero Urubu Dourado. Mostra aí na tela as imagens..
- Olha que impressionante o cidadão em cima do seu carro e a rua parece um rio. Olha aí aproxima mais a imagem aqui no canto da tela que absurdo gente o sujeito transformou uma porta numa canoa, vamos mostrar melhor essas imagens vamos passar pro nosso barco link.
Olha aí de pertinho o homem em cima do carro.. O cidadão paga impostos e ainda tem que se sujeitar a uma situação dessas..
Você ouve, vê mas já não é novidade passou a fazer parte do tradicional noticiário de verão. E mais quando é em São Paulo por conta de bueiros entupidos etc. e tal as imagens de enchentes surgem da China, dos Estados Unidos, da Europa.. A natureza a mesma que vem demonstrando sua indignação contra maus tratos que vem sofrendo também está sempre disposta a dar uma mãozinha a quem a ela está ligado. Vejamos por outro ângulo aquela imagem do sujeito em cima do carro, aproximando mais, mais um pouco até chegar no próprio, na pele dele..
- Fui até o carro porque queria buscar alguma coisa que era importante e ten me lembro o que era, de repente a correnteza de água começou aumentar muito rapidamente, comecei a ficar apavorado. Coloquei a chave na ignição, mas pra meu espanto o carro não pegava. Dei socos no volante, falei um mont e até que ouvi uma voz do meu interior.. Vamos pare de falar palavrões, corra pra cima do carro agora, não perca tempo.
E fui mesmo, a chuva continuava forte e a água já atingia o capô do veículo, lá em cima ouvia o barulho de um helicóptero, mas não conseguia tirar os olhos da água, e do meu carro, quando as águas já atingiam o pára-brisas, observei que a chuva estava mais leve e pra meu alívio as águas não subiram mais e depois de algum tempo começaram a baixar e consegui escapar dessa.
Tá vendo, uma coisa é olhar pra TV, outra é passar por isso, saindo da chuva e passando para uma agradável tarde de sol que só não seria mais agradável porque.. No estado do Mato Grosso, no parque indígena do Xingu, a população tocava sua vida na maior paz e completa integração com a natureza quando foi alarmada pela proximidade das queimadas que avançavam rumo as suas fronteiras ameaçando invadir seu território. À volta dessa reserva há diversas fazendas cujos proprietários acham mais indicado tocar fogo na mata para criar novas áreas de pastagens, apesar da possibilidade de se torrar pessoas, animais e causar sérios danos à natureza. jOs índios desta reserva correram para apagar o fogo e livrar seu território da ameaça do incêndio. Um pequeno índio talvez sentindo o perigo da proximidade das obras dos homens brancos fura o bloqueio e corre atrás do seu pai, quando foi fotografado, pelo repórter Ernesto de Souza. Essas cenas também devem estar se repetindo em Roraima mais recentemente e em tantas áreas verdes que ainda restam no Brasil.
Imagens apresentadas por satélites mostram que ainda há áreas verdes que resistiram a tantas queimadas, pelo menos até que não decidam tocar fogo em tudo de uma vez. Caso tivessem acesso a um aparelho de TV, fico imaginando o que poderia passar pela cabeça desses índios ao verem por exemplo o homem branco representante de um dos países mais importantes do planeta defendendo avidamente a necessidade de uma guerra contra outro país menor, o Iraque. Querendo tocar fogo como os fazendeiros ao seu redor às vezes fazem.. Deve ser complicado entender as tramas dessa chamada civilização, mas certamente deve ser mais simples entender as razões da natureza em certos momentos.. Chega o outono e o frio traz a concentração de poluição do ar..
Imagine aquele pequeno índio menino, depois do sufoco que seu povo deve ter passado tentando apagar aquele incêndio. Sai caminhando sozinho numa tarde de sol, olha para as árvores e a mata ao seu redor, avista pássaros e outros animais felizes de um lado para outro, nesse momento faz uma inocente e sincera declaração de amor. . Mim gosta natureza, e lá no seu íntimo diante do olhar dos pássaros a resposta é imediata: Natureza gosta de mim.


Nenhum comentário: