quinta-feira, outubro 25, 2007

ESTE CÓRREGO VAI DIRETO PRA REPRESA GUARAPIRANGA!!

Texto: Roberto Zaghini Jorge Foto: RZJ
A prefeitura de São Paulo fez um investimento em recuperação de córregos. Este por exemplo que fica no bairro de Veleiros zona sul e desemboca diretamente na represa Guarapiranga recebeu esta melhoria.
Até que o visual ficou bom, agora com pedras evita-se a proliferação de matos ao redor e insetos, também evita que ratos possam iniciar seus túneis nas laterais, e principalmente evita desmoronamentos.
Mas como pode se observar, a qualidade da água não mudou em nada. Existem muitas ligações clandestinas de esgoto que desembocam na rede de captação de águas pluviais e depois são lançadas ao córrego. Outras vão direto a bocas de lobo e em fim o córrego leva estas águas diretamente a represa Guarapiranga.
Também há um grande acúmulo de lixo doméstico e outros atirados pela população que ainda não tem uma responsabilidade ambiental, muitos acham que jogar algum objeto na rua não faz mal algum, é que não fazem idéia do resultado da multiplicação dessas atitudes.










Do ponto de vista visual ficou muito bom, e mais valorizado, as pessoas deverão respeitar mais o local devido ao tratamento que recebeu, mas não temos todo tempo do mundo para melhorar a qualidade das águas deste importante reservatório, a represa Guarapiranga. Poir isso mesmo a Sabesp e a Prefeitura de São Paulo deveriam intervir urgentemente para corrigir essas ligações clandestinas.
Eu mesmo já enviei uma proposta para que a prefeitura de São Paulo promovesse uma campanha de anistia para que pessoas que tenham ligações clandestinas de esgoto possam apresentar sua situação e livrar-se de multa ambiental. Assim em pouco tempo a prefeitura de São Paulo poderia ter um mapa da situação de ligações clandestinas e poderia agir com maior eficiencia e rapidez. O resultado final seria visto na represa Guarapiranga.

Nenhum comentário: