sábado, outubro 27, 2007

Quem corta árvore fere a alma!

Texto: Roberto Zaghini Jorge

Todo ano importantes áreas verdes com muitas árvores são destruídas, pelas queimadas ou por cortes que formam clareiras em florestas como na amazonia.
O limite dessa situação já está sendo anunciado, quem não se lembra da INÉDITA SÊCA na amazonia? e agora mais recentemente no Mato Grosso?
Agora o planeta está emitindo seus gritos, e na verdade não são gritos de revolta, mas de dor. O Planeta está seriamente ferido.
Seria preciso inverter o modo de vida pelo qual grande parte das populações do mundo estão habituadas a viver, PRINCIPALMENTE NOS PAÍSES RICOS.
NÃO DIGO ISTO POR QUE TENHO QUALQUER PRECONCEITO, NADA A VER, é que se as pessoas dos países subdesenvolvidos vivessem como se vivem nos países ricos, o PLANETA TALVEZ NÃO SUPORTARIA NEM MAIS UM ANO DE EXISTÊNCIA DA HUMANIDADE..
Por uma questão até óbvia, os níveis de consumo e a consequente produção industrial desenfreada que consome grande quantidade de material natural extraído de todas as formas, emitindo poluentes em grandes quantidades etc..
Fiquei surprêso entretanto quando assisti a um programa num canal a cabo a NAT GEO, onde alguns pesquisadores norte americanos se dedicavam a fazer um grande percurso pelo oeste americano usando veículos com combustível insólito, ou seja nada de combustível vendido em posto, tudo natural que não causa qualquer prejuízo.. Aí, foi usado de tudo, usou-se até combustível extraído de restos de alimento.. Há pessoas preocupadas com a atual situação do planeta , e muitos estão lá nos EUA, mas ainda são em pequeno número, mas espero que Deus os abençoe e que possam produzir bons resultados e alcançar objetivos hoje inimagináveis..
Mesmo assim, ainda que se descubra inúmeras formas de se usar combustíveis naturais, a forma de viver hoje no planeta precisa mudar .. POR EXEMPLO, precisaríamos parar de comer carne vermelha em grande quantidade e substituindo gradativamente, pois para se criar gado é sempre necessário uma grande quantidade de pasto, e consequentemente derrubar árvores, fazer queimadas...
Seria necessário que as formas de consumo mudassem e muito deixando de ser esse consumo extremo, para se tornar um consumo básico, sem essa anarquia de comprar, jogar fora, comprar mais e jogar fora.. cada objeto, cada máquina que passa por um processo de industrialização também passa por um processo de estragos no meio ambiente..

Nenhum comentário: