quarta-feira, outubro 07, 2009

MST e outras depredações

As recentes ações do MST (movimento dos sem terra) com a invasão de uma fazenda pertencente a empresa Cutrale, produtora de suco de laranja, vem gerando muitas criticas e até proposta para uma nova CPI em Brasília.

Pelo que vem sendo publicado, integrantes do MST usaram até trator para destruir plantações de laranja na fazenda ocupada.

Ato injustificável, primeiro por se tratar de área produtiva, em seguida por se tratar de uma destruição, depredação pura e simples, um ato de extrema ignorância , vandalismo. Um setor entre os políticos de Brasília pretendia até iniciar uma CPI para investigar se há recursos públicos para financiar as ações do MST. Mas a CPI não vingou, possivelmente pela perspectiva de se perder votos em época tão próxima de eleções.

Agora também gostaria de citar outros tipos de depredações que não causam qualquer comoção nos veículos de comuncação, não chegam ao noticiário das rádios, menos ainda na TV e uma vez ou outra em jornais.

Trata-se da depredação da paz urbana, promovida pela corrupção nas prefeituras. Em São Paulo, muitos moradores são obrigados a conviver com empresas clandestinas, que comercializam botijões de gás em larga escala, fogos de artifício..

Há também a modalidade já bastante conhecida entre a população, que é a existência de prostíbulos, chamados de American Bar, bem próximos de escolas públicas, e ao lado de residencias. Tudo patrocinado pela corrupção e até uma certa parceria.

Parceria?? pois bem, aqui mesmo em São Paulo uma das atividades que mais cresceram tem sido a criminalidade durante este longo período de administração do atual grupo político. NOtadamente o PCC, parece que vive uma parceria com o poder estadual, tem crescido e comandado inúmeras atividades diante dos olhos de toda população.

Isto também não seria uma depredação? aí estão depredando a paz e o direito da população de viver em sua cidade de acordo com as leis. E que leis são essas que permitem todas essas falcatruas?? E porque tais depredações não merecem mais destaque e nem cogita-se inicar qualquer CPI??

Creio que a depredação de terras produtivas é simetricamente tão destestável e criminosa quanto a depredação urbana, promovida pela corrupção.
E também é tão simetricamente detestável e criminosa quanto a depredação do patrimonio público constantemente promovidas pela corrupção que invariavelmente termina em pizza. O exemplo vem sempre do poder.

Nenhum comentário: