segunda-feira, outubro 19, 2009

Honduras e sua ditadura supostamene jurídica

Honduras parece ter entrado numa ditadura, iniciada por argumentos supostamente jurídicos. Em princípio foi consultado o congresso nacional do país, composto por deputados. Estes autorizaram o presidente da casa a substituir o presidente eleito Manuel Zelaya, por insistir em realizar um plebiscito para saber se a população seria favorável a promover novas mudanças na constituição do país.

O grande erro do presidente legalmente eleito e deposto, talvez tenha sido a persistencia na realização desta consulta, sem antes compor com outras forças políticas do país sobre este ato.

Entretanto hoje o congreso já percebeu que autorizou um ditador a assumir a presidencia do país. Tanto que não aprovou o pedido de micheletti para promover o estado de sítio, que impede reuniões , uma forma de sufocar a população em sua tentativa de se manifestar contra a ditadura instalada.

Aí seu micheletti também conhecido como gorileti, achou sua muleta, o supremo que reune somente juristas e burocratas este aprovou o estado de sítio e vem aprovando atos que configuram uma ditadura no mais odioso estilo já conhecido dos povos das américas central e sul.

O que resta hoje como saída é o congresso de Honduras DESTITUIR micheletti, assumir através de um colegiado a presidencia e reconduzir o presidente Manuel Zelaya ao poder dividindo responsabilidades até a realização das próximas eleições.

Por que se for esperar por micheletti é bem possível que este se blinde o máximo que puder e transforme Honduras definitivamente num estado de terror.

Pior ainda este governo fica sem autoridade, sem reconhecimento internacional para promover um processo eleitoral. E Honduras poderá se manter indefinidamente em isolamento político e economico, o mesmo que promove contra seu presidente mantido na embaixada brasileira.

Nenhum comentário: