domingo, outubro 04, 2009

Honduras: Fora Micheleti!!!

Há mais de três meses deposto de seu cargo de presidente de Honduras, o presidente Manuel Zelaya, reconhecido por todas as nações do mundo (ONU e OEA)* como legítimo presidente, ainda aguarda abrigado na embaixada brasileira, a oportunidade de voltar ao cargo que conquistou através do voto.

A deposição de Manuel Zelaya ocorreu da forma mais bandida e mafiosa que se poderia imaginar, um sequestro: Militares invadiraram sua residência na madrugada e o levaram a um avião, rumo a um pretenso exílio.

Pelas evidencias foi uma articulação em conjunto com forças norte americanas, certamente preocupadas com a amizade de Zelaya e Hugo Chaves, e a possibilidade de se realizar em Honduras uma consulta popular sobre sua reeleição.

Tem sido este o argumento neo liberal: As armas, planejamento militar, em contra partida a consulta popular, voto.

Gostaria de lembrar que em outras democracias, como na França, Brasil, EUA um presidente pode ser reeleito. Na Inglaterra por exemplo tivemos os casos primeiro ministro, como Margareth Tatcher, Tony Blair , que permaneceram no poder por cerca de 20 anos , sendo sempre confirmados por eleições indiretas. E sempre foram considerados membros de país democrático.

No Brasil não faltam meia dúzia de neo liberais pretendendo que nosso país, adote uma posição covarde e obrigue o presidente Manuel Zelaya a deixar nossa embaixada para cair nas mãos do golpista e bandido roberto micheleti, também conhecido em seu país como gorileti.

O Brasil está dando um grande exemplo de nação democrática e tolerante, ao abrigar o presidente legítimo e reconhecido internacionalmente, contra o desejo insano de conservadores picaretas que assaltaram o poder em Honduras.

O mundo hoje, não aceita mais governos impostos pela força das armas. O Brasil está dando um grande exemplo neste sentido. Será uma grande nação, mas não vai percorrer o mesmo caminho sangrento que sempre percorreu os EUA.

*Organização das Nações Unidas
*Organização dos Estados Americanos

Nenhum comentário: