Contar histórias, reportagens, ou contos, sempre que possível acompanhado de charges ou até fotos. Fatos,crônicas, contos reais ou imaginários podem ser publicados nesta página. SEJA BEM VINDO !
quinta-feira, dezembro 27, 2007
Quaquer semelhança..
Livre para comentar: robzmf@gmail.com
robzmf@yahoo.com.br
Qualquer semelhança com o Brasil, não seria apenas uma mera coincidencia, basta acompanhar os fatos..
quarta-feira, dezembro 26, 2007
Natal: A mentira da TV e das pessoas
Alguém já se perguntou pra que tanta comida e bebida nesta data?
E a Tv então, com essas reportagens que procuram emocionar mostrando pessoas que se esforçam para levar presentes a crianças carentes.. Bela ação, mas e os outros 364 dias do ano, como é que ficam?? Se deu pra entender, a impressão é que essa solidariedade feito uma taça, será colocada numa estante e vai empoeirar-se durante o restante do ano..
Todas as pessoas, e principalmente as que se encontram excluídas, oprimidas nesta sociedade necessitam de JUSTIÇA, JUSTIÇA SOCIAL, direito a um trabalho digno, direito a sobreviver com dignidade em seu país..
Do jeito que a riqueza e a politicagem se articulam no Brasil, isto pode estar longe de acontecer. Escândalos sobre desvios de dinheiro, estiveram no auge do noticiário do horário nobre, e no entanto nenhum dos envolvidos foi punico como se alardeava, muito menos qualquer dinheiro devolvido.
Um país injusto, um sistema de vida injusto, que coloca milhares de pessoas à margem, sem ter como sobreviver com dignidade..
Aí surgem nas proximidades do natal, muita gente solidária, mas isto não representa uma alternativa de mudança.. Seria preciso que aqueles que decidem, que tem o poder de decidir fossem pelo menos HONESTOS, e JUSTOS com seu próprio país, seu próprio povo...
Livre para comentar: robzmf@gmail.com
robzmf@yahoo.com.br
terça-feira, dezembro 18, 2007
Procurando Papai Noel
- Estas são as informações do trânsito do seu repórter aéreo o amarelinho, e tudo vai muito bem para quem é cliente do... blá, blá, blá, blá, blá..
Chegamos ao grande momento, agora estamos realmente no final do ano, a movimentação nas ruas e lojas é intensa. O comércio prepara-se para grandes vendas, recuperar o atraso. Quem recebeu seu décimo terceiro pensa em gastar, quem não trabalhou pode ter a chance de fazer bicos, de faturar alguma coisa.
A mídia explode em comerciais. É fim de ano e todos vão comprar, nem que seja numa loja de um real, mas vão comprar. Alguns não comprarão nada, todos porém estarão em busca de algo que às vezes se quere tem tempo para decifrar o que seja..
Há mais de dois mil anos atrás no oriente médio, na cidade de Belém..
- José, ele está chegando, posso sentir..
- Calma Maria, vai dar tudo certo..
Pano molhado em água aquecida em forno a lenha é levado à testa de Maria por uma conhecida que ajudava no trabalho de parto, de repente nas ruas de terra como todas as outras ouve-se um choro de bebê..
- Nasceu, ele nasceu, graças a Deus ele nasceu. E veio ao mundo como todos os bebês sempre vieram: nus, indefesos e o choro como sua primeira manifestação de vida. Neste caso, nem bem nasceu e o bebê Jesus teve de ser levado pelos pais ao Egito, pois o rei Heródes inconformado em saber do nascimento daquele que seria o futuro rei, ordenou que fossem mortos todos os bebês com idade abaixo de dois anos..
A data de nascimento de Jesus aceita entre os cristãos é justamente 25 de dezembro. Além de indefeso o bebê Jesus veio ao mundo nascido numa manjedoura, cujo significado no dicionário quer dizer: tabuleiro em que se põe comida aos animais no estábulo. Talvez como meio de confundir autoridades da época que poderiam esperar o nascimento de um rei em qualquer lugar suntuoso, jamais numa manjedoura..
Muita coisa mudou no decorrer de todo esse tempo, porém todo bebê hoje como há mais de dois mil anos vem ao mundo através de uma mamãe, de seu ventre. Chega aqui indefeso, nu e sua primeira manifestação de vida é o choro.
Nesse processo alguma coisa mudou sim, é preciso que se observe: O tempo para abrir os olhos. Hoje o bebê chega a abrir os olhinhos logo no primeiro dia de nascido, o que antigamente levava vários dias para ocorrer. Deve ser um sinal dos tempos, nos dias de hoje é preciso estar com os olhos atentos, tudo muito rápido, o próprio tempo parece passar cada vez mais ligeiro e assim se consomem os dias, os meses, os anos, o tempo..
Os bebês hoje nascem em hospitais e observando um berçário tem-se a impressão de que nascem em série. Choros de nascimento confundem-se com vozes de enfermeiras, médicos, TVs e rádios ligados. Quase não se vê estrela cadente, aliás no céu de uma grande cidade como São Paulo quase não se vê as estrelas.
A grande luminosidade artificial e poluição impedem uma ampla visão. Mas continuam nascendo bebês, trazendo nova esperança, reciclagem de vida. Nascimento, natal.., pensando bem são palavras muito próximas, já experimentou ver no dicionário o que siginifica a palavra Natal? Lá vai: Relativo ao nascimento, onde ocorreu o nascimento.
Nas ruas de hoje o corre-corre de Natal continua crescente ainda mais quando aproximamos da Semana do Natal, do dia 25 de dezembro. É preciso encontrar o presente ideal, o que não é uma tarefa fácil ainda mais quando o movimento é intenso.
Nos hospitais de hoje o movimento também é intenso, e às vezes os pais tem de levar seus filhos ao médico. Noite dessas um pai aguardava na rua em frente ao hospital público, junto com seu filho no carro, o resultado de exames de sua filha que estava acompanhada pela mãe. Enquanto ouvia música no rádio pôde ver um casal com um filho chegando e estacionando seu veículo. Ao descer do carro a barriga da mamãe aparecia muito visível, denunciando uns quase nove meses de gravidez.
- Essa vai fica por aí mesmo, imaginou o papai que aguardava com seu filho.
Entraram no hospital e já eram quase onze da noite. Cansado de permanecer no lado de fora o papai Renato e seu filho Márcio resolvem aguardar na recepção do hospital, ao menos havia uma TV ligada. Dois seguranças também assistiam TV. Numa outra cadeira uma moradora de rua com suas tralhas bem aprumadas em seu colo, lia uma revista, sem interessar-se pela TV. Ela conhecia as regras: Não é permitido dormir na recepção do hospital, por isso mantinha-se ali quita, ao menos estaria mais segura livre do frio. Debaixo de uma das cadeiras encostada à parede, um pequeno cachorro descumpria as regras e dormia um sono profundo, apenas mexia suas patinhas de vez em quando, devia estar sonhando.
Um desses tipos à toa que perambulam pela noite também surgiu ali na recepção com um walkman no ouvido, foi sentando e colocando seus pés com sandálias sobre uma cadeira.
- Tira esses pés sujos aí da cadeira!
A ordem foi logo passada pelo segurança, e prontamente obedecida.
Na TV passava um filme justamente sobre uma época remota onde um povo seguindo seu líder tentava sair do Egito e uma vala se abriu no meio do mar..
Aí surge o comercial, Renato e seu filho resolvem voltar para o carro. Onze e meia da noite, a família com a mamãe quase parturiente retorna. Alarme falso, não seria aquela a noite do nascimento de seu bebê. Uma rápida manobra e vão se embora. Pouco tempo depois onze e quarenta, um carro do IML chega à frente do hospital, adentra por uma entrada lateral e é estacionado. Dez minutos depois o veículo do IML parte dali. Um hospital hoje é como um aeroporto, há o movimento de embarque e desembarque. Quase meia noite, Renato e seu filho Márcio encontram-se com a mamãe e a filha. Tudo certo, era só um vírus gripal, poderia ser tratada pelos pais e eles também partem para casa.
É possível que hoje estejam procurando um presente ideal, já o outro casal deve ter recebido seu bebê, no hospital. E certamente deve ter chegado nu, indefeso e chorando em sua primeira manifestação de vida. Mesmo não sendo um Cristo, é bem possível que um bebê deva saber em sua alma das barras, das injustiças desta vida. Quem sabe preferisse a vida anterior, bem anterior ao nascimento, não tendo escolha no entanto segue firme para sua nova missão e chora ao chegar, trazendo nova esperança e alegria.
Livre para comentar: robzmf@gmail.com
robzmf@yahoo.com.br
quinta-feira, dezembro 13, 2007
Feliz natal global!!!
Livre para comentar: robzmf@gmail.com
robzmf@yahoo.com.br

Serve como tal..
Livre para comentar: robzmf@gmail.com
robzmf@yahoo.com.br

CPMF pra quem??

Livre para comentar: robzmf@gmail.com
robzmf@yahoo.com.br
sábado, dezembro 08, 2007
Quem te viu quem te vê!!!

Livre para comentar: robzmf@gmail.com
robzmf@yahoo.com.br
Nome e nomes

Livre para comentar: robzmf@gmail.com
robzmf@yahoo.com.br
domingo, dezembro 02, 2007
Carta de um Corinthiano

Como cidadão do povo e principalmente como Corinthiano me permito uma observação, que acho que aquele que está se lambusando no poder não consegue ver: No Brasil, o povo planta, mas tem sempre os espertalhões que aparecem na calada, no silêncio e colhem tudo.. Acho que no Corinthians, aconteceu algo semelhante, os Corinthianos plantaram sua fé no clube do coração, acreditaram em parcerias milionárias, mas não perceberam que os milionários, aliados a milionários, só fazem colher tudo o que se planta, deixando somente a sêca..
Assim como o sr. presidente nem se manifesta sobre seus conterrâneos do agreste que estão sofrendo na sêca bebendo água barrenta, sem açude, sem poço artesiano, aliás com vários poços artesianos lacrados.... De certa forma os Corinthianos viram secar seu elenco de craques, e de repente viram um time de jogadores esforçados, mas que pouco conheciam inclusive dos fundamentos básicos do futebol....
A arbitragem também não poupou esforços discarados em várias oportunidades para dar sequência a seu plano, de mandar pra série B o Corinthians acusado de lavagem de dinheiro.... Na verdade quem fez a sujeira e a associação com grupo que lavava dinheiro, está afastado, pegou uma condenação de apenas três anos afastado do futebol, a pena que sobrou pro Dualib.
Provavelmente vai curtir umas férias com o dinheiro que conseguiu desviar, assim como o sr. Marcos Valério, aquele do mensalão,, provavelmente depois de este bilionário pagar tantos "pedágios" por aí, não deve ser condenado a nada, vai ficar rico e folgado...
Por que uma coisa acho que aprendi neste país, sr presidente Lambusado da Silva, aqui o povo planta, planta sim, mas dificilmente colhe..
Vamos pra segundona, pagar pelo que lambusados, e abastados cometeram, e que por certo jamais pagarão nada, tão pouco devolverão nosso dinheiro, ao clube Corinthians restou as dívidas, e agora a condenação, assim como segue sua sina e sua condenação, o povo brasileiro, a condenação de plantar sem jamais colher.
Livre para comentar: robzmf@gmail.com
robzmf@yahoo.com.br
quarta-feira, novembro 28, 2007
Pelos índices o Brasil deve ser uma maravilha..

terça-feira, novembro 27, 2007
E que desenvolvimento humano!!!


Deve ser aquelas contas mirabolantes, onde soma-se o desenvolvimento alcançado pela parcela mais rica da população e divide-se pelo todo. Como sempre a parcela mais rica desenvolve-se um pouco mais, o restante pega alguma carona.... Mas que a distribuição de renda no Brasil, é coisa equiparável aos países mais pobres da África, isto é inegável.. Aqui se investe muito em corrupção, o maior investimento do Brasil. Se houvesse uma apuração deste índice, aí sim apareceria um aumento deste percentual, a cada ano..
domingo, novembro 25, 2007
CORINGÃO: novo estádio não pode ser nova tragédia!!!
Falo do que vi no site http://www.coringao.com/ onde o projeto para um novo estádio do Corinthians se destina a nada mais nada menos que ao lado do Aeroporto Internacional de Cumbica.
Parece que as recentes tragédias ocorridas na aviação aqui no Brasil e em outras partes do mundo, não foram suficientes para acordar certas pessoas. Imaginem um avião em pane caindo sobre um estádio, repleto com mais de 50 mil torcedores... Deus nos livre de mais uma tragédia, que este projeto fique só nisso mesmo, em nome do bom senso.
quarta-feira, novembro 21, 2007
Preconceito??
domingo, novembro 18, 2007
Corinthians eterno campeão!!
Peço a gentileza de manterem integridade do texto, mantenham o nome do autor, pois sou humilde por natureza graças a Deus e não gosto de procurar bacanas pra me jogar aqui ou ali na grande mídia, Então preservar o autor é uma grande ajuda... Por: Roberto Zaghini Jorge
O tempo avançou muito rapidamente e as novidades estavam ali , retratadas num estádio cheio de torcedores, acho que eram em torno de cem mil pessoas. Incrível era uma final de mundial interclubes, e o Timão estava prestes a se tornar, acreditem se quiser, pentacampeão mundial..
Tinha pela frente a equipe do barcelona, e os locutores se intercalavam nesta imaginação , ora o locutor oficial do Fielzão, ora o locutor da Jovem Pan..
Locutor do Fielzão: Belo espetáculo da torcida Corinthiana, vamos enviar as mensagens, hoje serão escolhidas cinco para serem premiadas com a volta olímpica no intervalo no aerocar, e ainda os prêmios de Tv digital de bolso, e lap top de bolso... As melhores frases vão pro Telão do estádio.. tá chegando a hora....
As aerogatas subiam a altura de uns cinco metros impulsionadas por jatos propulsores fixados nas costas como mochilas, eram movidos por hidrogenio numa propulsão comum à época, ano de 2033. Duas aerogatas esticavam nessa altura uma enorme faixa que dizia:
CORINTHIANS ETERNO CAMPEÃO!!
A TORCIDA ia à loucura, um belo espetáculo ...
O Locutor da Pan: Faltam poucos minutos pra começar a partida, e vejam só nesta ocasião, a Fifa proibiu os jogadores de usarem seus aerojatos, devido a enorme multidão que o espetáculo atraí, está inclusive em estudo uma proposta para restringir o uso deste equipamento somente para equipes de trabalho, num máximo de dez pessoas..
São as novidades chegando, chegando pra nós .....
... quarenta e dois minutos da etapa final, a torcida corinthiana comemora mais um título incrível nesta trajetória vitoriosa do maior clube brasileiro... três a um é o placar...
Chuva ácida?? use o guarda chuva Plácida, aí não tem problema por que você tem um esquema.. Não deixe sua pele ficar irritada, guarda chuva plácida, protege contra a chuva ácida...
O tempo é quente hoje, no início da noite, mas parece que não vai chover. E do campo vem mais uma informação..
Pessoal aqui do Corinthians já comemora mais este título, as moças do aerojato, entregaram os equipamentos pra equipe do Corinthians, acho que a volta olímpica vai ser na faixa dos 4 metros de altura hoje..
Muito bem confirme o tempo de jogo... quarenta e quatro minutos da etapa final, o jogo praticamente ganho..
Olha só as frases escolhidas hoje... Nem a chuva ácida pode impedir de te ver meu Timão.. linda essa heim...
Chovendo ou não estou sempre aí com o Timão.. bela frase.. agora a vencedora foi realmente bem escolhida; Corinthians eterno campeão!!
No placar do estádio Fielzão, as frases enviadas diretamente pela torcida a uma equipe do estádio, e depois remetidas as escolhidas, apareciam enquanto a torcida repetia refrões de apoio ao Corinthians..
Fim de jogo ... o juiz cumprimenta os capitães das equipes ...
Olha aí já tem gente da equipe técnica esticando uma faixa na altura de 4 metros, o que está escrito ali, fala nosso repórter de campo, Lourival Oliveira....
É a frase vencedora de hoje: Corinthians eterno campeão..
A noite começava a cair, não havia indícios de chuva e a torcida gritava o nome do Corinthians continuamente, dava pra ouvir o eco espalhando pela cidade. Era noite mas a alegria ainda embalava esses novos tempos, onde só a imaginação pode me levar... e a frase ecoava em minha cabeça.. Corinthians eterno campeão.
sexta-feira, novembro 16, 2007
É tudo isso mesmo?

quinta-feira, novembro 15, 2007
Um herói pra iluminar a cabeça..
tino..

Eu mesmo não consigo entender como um
cara do povo, que viveu no interior de Pernambuco, nem se importe com a sêca vivida por inúmeras comunidades do agreste nordestino.
Falo isto, por que acho que se o presidente realmente quisesse, se realmente se interessasse, enviava o exército pra lá e abria os lacres dos chafarizes dos poços artesianos. Poderia enviar uma verdadeira coluna de caminhões pipas e abasteceria aquelas comunidades. SÓ NÃO FAZ POR QUE NÃO QUER..
SÊCA no Ceará

Ex operário, nordestino, não parece se importar com o destino de seu povo. Deve estar se lambusando com as beneces do poder, o mesmo que já aconteceu com um certo sociólogo sr. Fernando Henrique Cardoso, que escreveu de tudo sobre justiça social, mas uma vez no poder também se lambusou e esqueceu seu povo.
Será que mesmo numa agrura, numa necessidade desta, ninguém vai se lembrar de nossos irmãos??
terça-feira, novembro 13, 2007
Serviços essenciais

segunda-feira, novembro 12, 2007
Corinthians o time da emoção!!
Neste último domingo o que se viu foi uma partida nervosa, emocionante com mais de 15 mil corinthianos que saíram de São Paulo para prestigiar seu time em Goiânia praticamente dividindo o estádio com o time local o Goiás.
Aliás a torcida do Corinthians vem dando um belo exemplo de esportividade, vem torcendo, cantanto incentivando seu time, mesmo na situação de proximidade do rebaixamento. Algo emocionante e que certamente servirá como lição para as torcidas de todos os clubes brasileiros e estrangeiros.
Vejamos apenas o exemplo do que ocorreu na Itália também neste último final de semana, onde um torcedor morreu durante brigas entre torcidas num episódio lamentável.
A torcida do Corinthians vem demonstrando que tem ritimo, não é a toa que embala uma escola de samba, a Gaviões da Fiel. E o time ainda que passando por muito nervosismo, vem correspondendo procurando atender a este apelo. É um momento difícil, mas de maneira apertada o clube vem superando passo a passo.
A arbitragem não contribuiu para um jogo tranquilo, distribuiu alguns cartões amarelos para o Corinthians que não dava para entender, casos do Zelão, Arce, Finazi. Inclusive desfalcando o time para a próxima partida com três atletas (Finazi, Moradei e Zelão) tendo de cumprir suspensão.
O que fica para todo mundo como imagem marcante, é o grito da torcida apaixonada, fantasticamente esportiva e um time com muitas dificuldades, mas muito contagiado por esta paixão que influencia até a audiência. Acho mesmo que até entre os não corinthianos, o jogo de domingo causou muita emoção. E muita gente ainda há de se perguntar como pode uma paixão esportiva, contaminar assim uma multidão, trancendendo um estado, espalhando por todo país, mesmo não sendo o clube alvo desta paixão o campeão, mas simplesmente o que está lutando para não ser rebaixado para segunda divisão... A resposta?? Quem assistiu ao jogo, sentiu a emoção na expressão dessa torcida, deve ter sentido na pele, não é só torcida é paixão, uma louca paixão!
domingo, novembro 11, 2007
Telefone: a conta, Anac e Aneel
A exemplo do que acontece com a ANAC que favorecia as empresas aéreas e liberava pistas sem condições para pousos e decolagens, a ANEEL também dá boas demonstrações de estar favorecendo amplamente as empresas de telefonia.
Se você atrasar o pagamento de uma conta por 90 dias a empresa retira seu número e não o devolve, e isto é uma regulamentação da ANEEL.
Como será que foi negociada a compra das empresas de telefonia pública, por exemplo a Telesp?? deve ter havido pagamento parcelado, atraso e renegociação e o caramba a quatro.Como pode uma empresa como esta e com esta atitude como a Telefonica por exemplo, depois de retirar a linha, cancelar o nº de telefone que é usado há dois anos pela mesmo proprietário, pretender receber as mensalidades em atraso??? E quanto a perda do consumidor, que ficou sem a linha, quem é que vai ressarcir?? Deveria haver isto sim, uma forma de cobrar mais adequada ao procedimento do século XXI, como novo parcelamento, restrição para fazer ligações, ou inclusão temporária no spc, no caso de não haver negociação, mas retirar a linha??? somente neste país repleto de CORRUPÇÃO onde quem leva sempre a pior é o povo!
Esse suposto direito que uma empresa de telefonia tem devido a esta regulamentação de cancelar o nº de telefone, constitui uma arbitrariedade, uma invasão de direito.
Indevidamente regulamentada!
Petróleo as imagens continuam..
sábado, novembro 10, 2007
Petróleo, sem comentários!!



Custo Brasil!!
sexta-feira, novembro 09, 2007
Rico, sorridente e esquecido...

Corinthians voltará ao topo!!!

quinta-feira, novembro 08, 2007
Preocupação Nº 1

Covardia presidencial

E tome carimbo!!
quarta-feira, novembro 07, 2007
Na terra da Corrupção...


Questão de ponto de vista!!

Não esqueça do gás!!
Festa das drogas!!
Que situação!!!


Audiencia indiscutível!!
terça-feira, novembro 06, 2007
Copa do Mundo com miséria social!!!

O Brasil ainda é o país onde pessoas morrem nos corredores de hospitais simplemente por que não conseguem ser atendidas a tempo por um médico, vejam caso recente mostrado ao vivo na TV Globo onde uma paciente chegou a conceder entrevista, num hospital de Recife, falando que esperava poder fazer uma cirurgia cardíaca a tempo, e um ou dois dia depois a paciente morreu sem conseguir atendimento!! Médicos estavam em greve, na real faltam hospitais, médicos, escolas falta Justiça social, algo que sobra só para ricos..
O que dizer da sêca então, comunidades inteiras de famílias perdem colheitas, perambulam em busca de água e sobrevivem na sêca, com inúmeras obras paradas, açudes que só foram íniciados e depois, provavelmente depois de o dinheiro ser liberado, a obra para e a população fica na sêca...
segunda-feira, novembro 05, 2007
Sêca sem fim!

Entretanto mostrar o sofrimento da poupulação em busca de água, ainda é o lugar comum da reportagem. Acho que está na hora de colocarmos nossa experiência, nosso faro, e nossas informações em ação...
Quero dizer claramente que chega de fingir que não sabemos de nada que isto é sofrimento de um povo, etc. e tal.. É que em todo canto, todo vilarejo onde a reportagem passou havia início de obras para construção de açude, na real um grande buraco que deveria ser revestido em concreto, para armazenar água da chuva. Mas em todo canto a estratégia era a mesma; iniciar a obra e depois abandonar... Sabemos hoje e muito bem, que isto é uma forma de se fazer a "obra só no papel", para conseguir liberação de verbas, no momento em que todo dinheiro é liberado, a obra para no estágio em que estiver, e os espertalhões, muitas vezes prefeitos, ou outros políticos ficam com a bolada e a população com a sêca e a miséria de perder colheita e passar fome..
Quanto dinheiro já não foi enviado, pelo banco mundial, e quantos políticos ricos, milionários existem hoje no nordeste??? Sinceramente acho que corrupção nestes casos além de ser punida, deveria ser tratado como crime de guerra, crime contra a humanidade.
Nem quero dizer aqui que a equipe de Caco Barcelos do Fantástico da TV Globo tenha a obrigação de investigar, mas pelo menos levar o assunto adiante, repercutir, entrevistar o presidente Lula, seguramente há muito mais o que fazer do que apenas mostrar essa antiga e permanente desgraça do nordeste.
sábado, novembro 03, 2007
Crer ou não crer, eis a questão..
Poderia ser uma manhã tranquila, de sol, mar calmo, areia branca, e na mata próxima..
Livre para comentar: robzmf@gmail.com
robzmf@yahoo.com.br
Para os Egípcios os gatos eram sagrados!
Fonte: revista Galileu
Essa veneração começou há mais de 3.000 anos antes de Cristo.
Os ratos infestavam aquela região do rio Nilo destruindo colheitas de grãos e cereais, além de espalharem doenças.
Quando descobriram que os gatos eram a solução para controlar o avanço dos roedores, os egípcios passaram a tratar os gatos como membros da família.
Uma das deusas egípcias representadas com cabeça de gato era Bastet, cultuada por volta de 3.000 A.C. representando o prazer, a fertilidade, a música e o amor.
Além de Bastet, as duas principais divindades egípcias: Ra, o Deus do sol, e Ísis a deusa da vida também apresentavam traços felinos. As mulheres egípcias viam os gatos como símbolos de beleza e pintavam os olhos tentando imitar o contorno perfeito do olhar dos bichanos.
A veneração era tanta que os egípcios costumavam raspar as sobrancelhas em sinal de luto quando um bichano de estimação morria.
Aliás, os gatos mereciam os mesmos ritos fúnebres que os seres humanos, sendo embalsamados e sepultados.
No século XIX, arqueólogos descobriram mais de 300 mil múmias de gatos num cemitério em Tall Bastah, cidade situada no delta do rio Nilo onde ficava o principal templo da Deusa Bastet.
Uma pessoa poderia ser condenada à morte caso matasse um desses animais, mas tamanha veneração acabou sendo a causa de uma derrota histórica para o império egípcio, cerca de 600 anos antes de Cristo: um comandante persa chamado Cambises II soube que os inimigos da terra do Nilo veneravam tanto esses felinos, e ordenou que seu exército atacasse o país das pirâmides levando gatos à frente de suas tropas como escudo. Os egípcios não ofereceram resistência, para eles era melhor se render diante dos persas do que cogitar a possibilidade de ferir um ser sagrado.
sexta-feira, novembro 02, 2007
Inspiração no dia de Finados
