segunda-feira, novembro 05, 2007

Sêca sem fim!

Vi e fiquei revoltado com as cenas sobre a sêca no agreste nordestino. A equipe de jovens repórteres coordenada por Caco Barcelos, do Fantástico da TV Globo, desta vez tocou num assunto muito crítico, tudo a ver.
Entretanto mostrar o sofrimento da poupulação em busca de água, ainda é o lugar comum da reportagem. Acho que está na hora de colocarmos nossa experiência, nosso faro, e nossas informações em ação...
Quero dizer claramente que chega de fingir que não sabemos de nada que isto é sofrimento de um povo, etc. e tal.. É que em todo canto, todo vilarejo onde a reportagem passou havia início de obras para construção de açude, na real um grande buraco que deveria ser revestido em concreto, para armazenar água da chuva. Mas em todo canto a estratégia era a mesma; iniciar a obra e depois abandonar... Sabemos hoje e muito bem, que isto é uma forma de se fazer a "obra só no papel", para conseguir liberação de verbas, no momento em que todo dinheiro é liberado, a obra para no estágio em que estiver, e os espertalhões, muitas vezes prefeitos, ou outros políticos ficam com a bolada e a população com a sêca e a miséria de perder colheita e passar fome..
Quanto dinheiro já não foi enviado, pelo banco mundial, e quantos políticos ricos, milionários existem hoje no nordeste??? Sinceramente acho que corrupção nestes casos além de ser punida, deveria ser tratado como crime de guerra, crime contra a humanidade.
Nem quero dizer aqui que a equipe de Caco Barcelos do Fantástico da TV Globo tenha a obrigação de investigar, mas pelo menos levar o assunto adiante, repercutir, entrevistar o presidente Lula, seguramente há muito mais o que fazer do que apenas mostrar essa antiga e permanente desgraça do nordeste.