terça-feira, março 15, 2011

Visita de Obama

No próximo final de semana o presidente dos Eua, Barack Obama visita o Brasil, pela primeira vez em sua gestão.

De acordo com sua agenda, deverá passar por Brasília e fará um discurso no centro do Rio, na Cinelândia.

Bom momento para o presidente da maior potência mundial, que também visitará favelas,  analisar o que produz hoje, a economia capitalista globalizada.

Certamente que há muita prosperidade, desenvolvimento. Mas sobre a história de Ricos e Pobres, ele poderá observar, que são universos distintos, e populações separadas por muros de diferenças e desigualdades.

Enquanto ricos, são infinitamente em menor população, pobres parecem se amontoar em verdadeiros "campos de concentração", sempre muito lembrados pelos judeus, todos os anos, como se tivessem existido somente na segunda guerra.

Também é de se esperar que o presidente, o primeiro negro dos Eua, possa apresentar alguma reflexão, sobre desenvolvimento SOCIAL.

A situação no Japão, não deixa de oferecer um importante exemplo:  Enquanto o povo japones luta para se reerguer, capitalistas, especuladores detentores das maiores somas em dinheiro, derrubam as esperanças daquele país atingido, jogando as bolsas para baixo.

Movimento que expõe a face devoradora e impiedosa do capitalismo, e que deveria ser muito criticada.

O mundo terá que mudar, para sobreviver, a humanidade não pode sucumbir sob a direção de vampiros devoradores da humanidade.

O discurso sobre o sonho americano, não pode enaltecer o pesadelo.


Nenhum comentário: