quarta-feira, março 30, 2011

Ceni: foi injustiçado na seleção?

Vou empreender meu pensamento neste caso:

Ninguém tem dúvida de que Rogério Ceni, é um grande atleta. Treina em período integral como goleiro e ainda faz um extra para treinar faltas.

Entretanto, como hoje em dia tudo gira em torno de marketing, há uma parcela que é a categoria do atleta e há outra que é seu marketing, sua imagem.

A seleção brasileira tradicionalmente sempre contou com os melhores atacantes do MUNDO.

Por isso, o aspecto "bom batedor de falta" nunca fez diferença para seleção brasileira. Isto sempre foi dispensável.  O que sempre se buscou nesta posição foi um goleiro, que "fechasse" o gol.

Como Rogério tem seu marketing dividido entre goleiro e defensor, causou a impressão, que havia sempre outro goleiro mais seguro que ele.

Então na época de Tafarel, era incontestávelmente o melhor goleiro. Da mesma forma na época de Marcos.  Depois veio a grande fase de Dida.

Em fim, acho que se Rogério Ceni, tivesse optado em jogar como atacante, teria sim possibilidades de ser titular da seleção, pelo seu nível de esforço, profissionalismo e dedicação nos treinos.

Porém sendo goleiro, batedor de faltas, num país que sempre sobrou em atacantes.. especializou-se numa arte, bastante apreciada por esportistas, por torcedores de seu clube, mas não aproveitada na seleção brasileira.

Se jogasse na seleção do Paraguai, Chile quem sabe, possivelmente seria titular, devido à não existência de tantas alternativas no ataque.

Nenhum comentário: