terça-feira, junho 22, 2010

Tragédia no nordeste e a ditadura da mídia

Realmente este ano continua exibindo a violência da natureza, jamais vista antes.
A situação em Alagoas e Pernambuco com milhares de mortos e desabrigados, é catastrófica.

Mas a mídia, repleta de patrocinadores, tem exibido muita preocupação com o técnico da seleção brasileira de futebol.

Reclamam pelo fato de ele abrir poucas vezes para imprensa os treinos da seleção, e até a concentração.

Mas principalmente exibem seu lado covarde, pois criticam quem não está na linha para se defender.  Batem de frente com a opinião pública que em geral apoiam a seleção e o técnico.

Agora vou reproduzir uma pergunta de uma jornalista na "importante" entrevista coletiva do jogador Kaká:

- Kaká, o que a sua avó achou sobre sua expulsão no domingo no jogo contra Costa do Marfim?

Sem comentários.  

Enquanto isto, lá no norteste nossos irmãos sofrendo com inundações, deveriam receber solidariedade, ajuda. E nem sabemos se a ajuda que já está em curso, vai realmente para população ou vai abastecer contas de pessoas inescrupulosas..

Os veículos de comunicação, tem se mostrado bastante preocupados com o pouco acesso ao espaço dos jogadores da seleção brasileira de futebol.

Alguns falam até em tom ético, contra o mal humor do técnico da seleção, como se houvesse ética no fato de determinadas emissoras de rádio por exemplo, bancar o cabo eleitoral do candidato à presidentecia, ex governador de São Paulo.

E que ética poderia haver num meio de comunicação tão importante,  reclamar por não ter acesso, a promover fofocas sobre a seleção?

Isto é resultado da pressão comercial, dos patrocinadores do evento Copa do Mundo, sobre os meios de comunicação e estes sem se dar conta vão pra cima da selação pretendendo, "colar" naquele ambiente para justificar sua intensa grade comercial na programação. Ainda que não haja notícia para ser divulgada.

Enquanto essa "ditadura" da mídia persiste, tragédias como esta que está ocorrendo neste momento em Alagoas e Pernambuco, tem pouco espaço para divulgação.

Nenhum comentário: