domingo, junho 13, 2010

Sanções e invasões

O mapa do Oriente Médio, hoje tem forte presença militar norte americana, em países vizinhos ao Irã, que agora sofre sanções da Onu.

Afeganistão, Iraque, fazem fronteira com o Irã, e é uma questão de pular a fronteira, o que os Eua devem já levar em consideração.  

Com a globalização, a voracidade economica norte americana se tornou muito mais avassaladora, e para o governo norte americano, derramar mais sangue na região, para controlar mais uma fonte de petróleo, é uma alternativa.

Espero que desta vez, a diplomacia possa vencer as barreiras, para evitar mais este desastre no cenário mundial.

Depois da invasão ao Iraque sob pretexto que lá havia produção de armas de destruição em massa, nem Eua e tão pouco Inglaterra, precisaram emitir qualquer comunicado desculpando-se pelo equívoco, seguiram em frente.  E a opinião pública ocidental também não exige explicações.  Viram a página e pronto, agora se duvidar já podem escalar a próxima invasão, sem problemas com a opinião pública?

Da parte do Irã, deveriam acelerar as posições para reforçar o acordo anterior assinado com Brasil e Turquia.
É preferível buscar a paz, a ter de enfrentar uma nova guerra. O grupo Hamas não pensou na população ao lançar-se no enfrentamento com Israel, e hoje administra ruínas.


Agora acho que o povo norte americano deveria exigir que os soldados destacados para a linha de frente, fossem em primeira convocação, preferencialmente parentes diretos e os mais próximos dos homens ligados a Wall Street, e a aristocracia dos Eua. 

Não é justo que no momento de defender a ganância economica do país, os soldados filhos de trabalhadores tenham de estar à frente.

Nenhum comentário: