quinta-feira, maio 26, 2016

SP: Se os investimentos fossem bem aproveitados...



Do outro lado do rio Pinheiros, dá pra ver uma barcaça, com uma máquina em cima, máquina pesada.

O rio Pinheiros suporta navegação. Isso se estivesse despoluído, ou em melhores condições.

Se os investimentos recebidos em mais de TRINTA ANOS, fossem realmente versados para finalidade de despoluição, por certo hoje teríamos condições inclusive de contar com sistema de navegação urbana.

Poderíamos contar com estações bem próximas às estações do trem da cptm, ampliando o transporte urbano de São Paulo.

Porém como dinheiro, é símbolo de disputa "política", na realidade tudo quanto veio para esta finalidade foi "consumido" em pouco tempo, e não sobrou nada para investir em despoluição.

O rio Pinheiros tem em sua extensão inúmeros objetos boiando, e deve ter uma imensidão de objetos submersos, além de um líquido escuro, quem nem de longe pode ser comparado com água. 

segunda-feira, maio 23, 2016

Volta para casa do trabalhador em SP...


Pela segunda vez em menos de uma semana, essa foi a imagem. Multidão de trabalhadores tentando entrar num trem pensando em voltar pra casa.

Na última quinta houve o mesmo problema. A razão teria sido um apagão na eletricidade num trecho da linha.   

A mesma situação alegada hoje, nesta segunda dia 23 de maio.

O sistema que já funciona no limite, com trens super lotados, chega a ser um risco para os passageiros. Vários passaram mal.  E as composições, quando partem, precisam trafegar lentamente, devido ao excesso de lotação.

Assim está o transporte de trem na maior cidade do país.

Uma administração (tucana) que trata o transporte dessa maneira, que melhoras pode oferecer aos brasileiros?

sexta-feira, maio 20, 2016

Governo suspeito!

Um governo que tem um ministério com tantos investigados na lava jato, só pode ser suspeito.

Mais ainda, estão começando a revelar suas verdadeiras intenções, vender o Brasil, suas riquezas, principais empresas, resultados de décadas de investimentos.

Suprimir direitos da população trabalhadora.

Com uma equipe dessas, e propostas desta natureza, em pouco tempo vão se chocar de frente com os brasileiros mais ativos e conscientes.

Foto da capa da revista Piauí de maio 2016.

quinta-feira, maio 19, 2016

Olha só quem fala em melhoras...


Esta foi a visão de hoje na estação cptm, trens metropolitanos, estação Pinheiros, em São Paulo nesta quinta feira dia 19 de maio.  

No momento em que trabalhadores voltam para casa encontram problemas para embarcar, e viajar com dignidade para suas casas.

São Paulo convive com transporte crítico, espera por ampliações na rede de metrô e trens, e só espera.

Obras que deveriam ter sido entregues em 2014 antes da copa do mundo de futebol, ainda estão em andamento, a passos lentos.

Já se trata de obra muito, muito cara. A obra mais lenta e mais cara do mundo. 

A população de São Paulo, precisa muito de um transporte mais eficiente. Também estão a passos de tartaruga e até paradas as obras do monotrilho.

E quem administra essas obras que nunca terminam?  O governo de São Paulo do Psdb.

O mesmo que aparece em rede nacional, falando em melhorar as condições de vida dos brasileiros.

O mesmo governo aliás, que concedeu aumento ZERO para os professores em 2015, e este ano oferece DOIS por cento para esta importante categoria.

Quem acredita que esse grupo pode trazer alguma melhora para os brasileiros?

quarta-feira, maio 18, 2016

Por que golpe?

Pela armação jurídica e política contra o Pt e aliados, desencadeada pela lava jato tucana.

Por haver hoje SETE ministros investigados pela lava jato, enquanto Lula não pôde assumir justamente por ser investigado.

Estaria temer, obstruindo a justiça? por que ele pode?

Essa operação toda, com proteção jurídica, está abrindo espaço para que os preceitos banqueirizantes do neo liberalismo global, invada o país, achacando as principais conquistas dos trabalhadores.

As conquistas sociais dos últimos treze anos, estão agora sob risco de uma trama, organizada por mega magnatas do mundo financeiro.

Um porta voz norte americano, disse há poucos dias que os Eua acompanham de perto a crise brasileira.

Perto demais, eu acho inclusive que por trás das cortinas da articulação.

sábado, maio 14, 2016

Privtizações, e doações ..!

O discurso da redução do tamanho do estado, que foi proferido, pelo vice presidente que agora tomou o lugar da presidenta, representa o programa derrotado nas urnas.

Quem acha que as empresas no livre mercado podem resolver tudo, deveria lembrar do resultado de algumas privatizações já realizadas.

A VALE, que foi tratada como um exemplo, principalmente pelos tucanos, como símbolo da privatização bem sucedida, mostrou até onde pode chegar a ganância por lucros e mais lucros.

Protagonizou o maior desastre ambiental de todos os tempos. 

Os rejeitos de minério que partiram de Mariana em Minas, deixaram um rastro de destruição e todos viram o resultado: terras desérticas onde não nasce nem mato.   Rios sem peixes.

Tudo por que ,   a busca incessante do lucro, deixou para trás a preocupação com qualidade, com preservação da vida.  

Ainda assim a cara de pau de quem pretende entregar, principalmente os setores mais rentáveis, aos "miguinhos", não tem limites.

Temos outros exemplos de privatizações que trouxeram mais prejuízos que vantagens.

Quem mora em São Paulo já pode notar a baixa qualidade dos serviços prestados pela Sabesp.

Deixando de investir na qualidade do serviço de distribuição de água, tem sido a maior desperdiçadora do precioso líquido. O que se notou durante a crise hídrica em São Paulo.

Deixar de investir na qualidade da distribuição de água, vital, para aplicar recursos em bolsas de valores em busca de maior rentabilidade, é um atentado à vida.  

E isto tem sido lugar comum, em empresas que tem como única finalidade o aumento incessante do lucro.

Em tempo não dá para deixar de citar o exemplo tucano, na privatização da empresa de distribuição de energia Eletropaulo. 

Foi vendida para o grupo norte americano, AES com financiamento do Bndes. Articulação do atual ministro josé serra, em ocasião que dispunha de influência na área econômica.  

O dinheiro que deveria ser empregado no desenvolvimento do país, emprestado para investidores, na compra de uma estatal de energia brasileira. Uma atividade totalmente lucrativa, entregue de bandeja. Com financiamento do dinheiro público.

Sem contar outras privatizações já realizadas com preços bem inferiores ao valor de mercado.






Governo da conspiração, discurso populista!

O que é realmente populismo?  costumam dizer por aí que é o governo ajudar os mais pobres com programas sociais.

Mas isto não é verdade, pois programas sociais, visam reduzir desigualdades, em busca de justiça, qualidade de vida.

Quando se incentiva o rico, aí dizem que se trata de investimento.

POPULISMO É PROFERIR DISCURSO PROMETENDO BENEFÍCIOS A TODOS: banqueiros, empresários, trabalhadores, prometer redução do tamanho do estado com privatizações, e prometer ao mesmo tempo continuar com TODOS programas sociais.

Os programas sociais, foram idealizados a partir da atuação do BANCO ESTATAL, Caixa Econômica Federal, que não poderia ser privatizado, para justamente não perder sua função social.

PROMETER melhorar os programas sociais que estão em curso, por que deram certo, também é populismo,  quem esteve todo tempo fazendo parte do governo, não atuou na melhora desses programas por que? ??

Deve ser por ter passado a maior parte de seu tempo conspirando, tramando a tomada do poder.

Agora surgem os discursos picados de um ministro e outro, dizendo uma coisa toda certinha e maravilhosa, mas caminhando na direção contrária ao que discursa.

O atual governo conta com vários ministros, INVESTIGADOS NA LAVA JATO. Isto não é obstruir a justiça, concedendo foro privilegiado a quem está sob investigação?

Cadê o STF para embargar essas nomeações?

ENTÃO PODE-SE ENTENDER QUE TUDO ATÉ AQUI NÃO PASSOU DE UMA TRAMA JURÍDICA, POLÍTICA PARTIDÁRIA.

Ainda vem outro ministro, da área econômica, dizendo que é impreciso dizer que está garantido o direito adquirido na aposentadoria.

Então já está TRAMANDO mexer também com os trabalhadores que estão pagando Inss há décadas, e que poderiam se aposentar pela regra que sempre participaram.

É o de sempre, a visão é apertar, esmagar a classe trabalhadora. 

O MAIOR PROBLEMA DO INSS É JUSTAMENTE SUSTENTAR APOSENTADORIAS DO CONGRESSO, E DOS INÚMEROS POLÍTICOS QUE SE APOSENTAM COM APENAS DOIS MANDATOS E UM TETO MUITO ALTO.

É SUSTENTAR APOSENTADORIAS MUITO ESPECIAIS EM OUTRAS TANTAS ÁREAS COMO DOS TRIBUNAIS.

Nesse ponto, foi muito propícia a fala do senador Roberto Requião, que afirmou certo dia, que o Inss é SUPERAVITÁRIO, o prejuízo é o resultado da soma dessas super aposentadorias, que deveriam ser pagas pelo tesouro, jamais pelo Inss.

Para justamente não mexer com esses interesses, é que um GOVERNO POPULISTA, que diz que vai beneficiar a todos, já ensaia prejudicar quem trabalhou mais tempo, tem salário baixo, e bem menos chances de se defender.  É o que devem pensar.

POPULISMO é isso.


quinta-feira, maio 12, 2016

Velhas raposas estão de volta II !

Prometem recolocar o país no caminho do desenvolvimento, pedem união. 

Isso depois de passarem praticamente um ano em meio desestabilizando o governo eleito, impedindo votações no congresso, e jogando contra o interesse do país, acirrando e provocando a crise.

A desconfiança do cenário político foi em grande parte a responsável, pela atual situação.

E que circunstancias aguardam esse "novo" governo, representante de tudo aquilo que predominou nos últimos 500 anos?

Bem diferente do país que o PT encontrou no início de seu governo, hoje o Brasil possui reservas no Fmi, da ordem de 380 BILHÕES DE DÓLARES.

Também possui reservas de 100 BILHÕES DE DÓLARES NO BANCO DOS BRICS, onde tem lugar de destaque entre os sócios emergentes, China, Russia, África do Sul.

No final da era Fhc, o Brasil era DEVEDOR no fmi, e vivia a pedir parcelas de empréstimo que eram comemoradas quando o banco resolvia liberar.  E vinham junto com uma receita recessiva.

E não se sabia ao certo para onde ia aquele dinheiro.

Será assim tão difícil restabelecer o rumo do Brasil?

Difícil, é a mídia dizer a verdade, o brasileiro ter cultura e discernimento para entender o que realmente se passa no país.

Ah dona globo, sua comentarista, só fala daquele déficit de 89 bilhões de reais, mas se caso lembrasse das reservas brasileiras, mostraria ao país, que somente uma parte, uns 20% de nossas reservas seriam suficiente para injetar ânimo na economia.

Mas o que pegou até hoje, foi a ambição política das velhas raposas da direita, que com seu discurso procurou enganar os brasileiros, e tomar o poder, pelo caminho mais curto. 

Com o apoio da mídia e da justiça conservadora.

quarta-feira, maio 11, 2016

As velhas raposas estão de volta!

Com algumas horas de antecedência, mas sabendo como a maioria dos brasileiros, do teatro que está em cena, já presumo o que está por vir.

Um governo formado pelas velhas raposas, conspiradoras, que aliás nunca deixaram de conspirar, assistiam a ascensão de grande parte de excluídos, sempre com ar contido de reprovação.

Assistiram a ascensão de milhares de jovens humildes às universidades, de uma forma jamais vista em nenhum governo: nem do período de Sarney, nem de Collor, Itamar, Fhc, em tempo nenhum.

Programas como fies, Prouni, trouxeram os filhos dos trabalhadores para o nível universitário. 

Programa como o Minha casa minha vida, aos olhos da globo, só tinha defeitos, e pessoas aproveitadoras.  Para milhares de brasileiros representou um teto, uma moradia digna.

A política de valorização do salário mínimo, que trouxe maior poder aquisitivo ao brasileiro. A despeito da crise vivida neste momento, em boa parte causada pela oposição política que não permitiu neste mandato a paz e a governança, é preciso enxergar quem de fato trouxe melhorias ao Brasil.

Em algum momento da história do Brasil, o mercado de ações, a bolsa de valores investiu em programas para permitir o acesso à casa própria ou a universidade para população brasileira?

Corrupção que sempre foi um mal em todo tempo na vida brasileira, também atingiu parte do Pt, mas esteve presente em todos partidos, e em grande parte é mantida sob sigilo, e nem chega ao ponto de julgamento. Somente quando envolve o PT. 

Mensalão mineiro está aí pra quem quiser tirar prova. Desvios em contratos da cptm, metrô em SP a mesma coisa. Só foram punidas as empresas que corromperam. Os políticos envolvidos estão protegidos por uma blindagem jurídica política, oculta.

A suposta acusação contra aecio neves no Stf, agora nas mãos de gilmar mendes. Vai dar em que? mais um processo pra debaixo do tapete.

Assim a velha política que prevaleceu antes desses últimos quatorze anos, está voltando.
Imaginem José Serra no ministério das Relações exteriores: vai fazer ponte aérea aos Eua o tempo todo, até trazer novamente o país a condição de quintal dos norte americanos,  e quem sabe tentar submeter o Brasil ao fmi, como sempre fez. Tentando vender o país, trocando em miúdos.

Em fim as velhas raposas estão de volta. Espero sinceramente que seus predadores se recuperem a tempo.

Que o povo trabalhador, acorde, não permitindo estragos nas conquistas da CLT. Nem o arroxo que sempre foi imposto a população brasileira.

sexta-feira, maio 06, 2016

Manipulação global

Falar de manipulação da globo já é coisa comum, todo mundo sabe.  Nesta quinta feira dia 05 de maio, por exemplo, quando exibia a fala de ministros do STF sobre o afastamento de eduardo cunha, a dona globo mostrou suas garras.

A emissora exibiu trechos da fala de ministros do STF, mas só aqueles que batem com o que a dona globo pensa.

Quando chegou a vez de citar o ministro Marco Aurélio, o jn se limitou a dizer que este ministro seguiu inteiramente o parecer do relator.

Porém todos que apareceram na reportagem, seguiram o relator inteiramente, mas a fala deles foi divulgada. 

Como o ministro Marco Aurélio não tem divulgado opinião similar à opinião da globo, ficou sem a fala na reportagem.

Isso é só pra chamar a atenção de como esta empresa de comunicação opera no jornalismo.

Também no caso dos estudantes que invadiram escolas técnicas, a globo procura focalizar a invasão, a defesa do governador.  Mas não repercute o escândalo do desvio do dinheiro da merenda escolar.

Só agora o Ministério Público tomou a iniciativa de investigar. Mas como até hoje não apresentaram sequer os nomes dos políticos envolvidos no outro desvio, do metrô e da cptm, que já faz aniversário com provas detalhadas de número de contas na Suíça, nem dá pra confiar que vão realmente investigar e punir os políticos envolvidos.

Por que são tucanos. E a globo blinda, a justiça blinda e até o MP blinda também. Até hoje não vi nenhum desses políticos envolvidos nesses desvios, serem processados, muito menos, pensar em condenação.

A manipulação é bastante visível.

quarta-feira, maio 04, 2016

Estudantes chamam atenção contra desvio de verbas em SP!

Como a mídia tradicionalmente leva todas acusações contra o psdb para o abafa, estudantes em São Paulo invadiram a Assembleia Legislativa.

Com isso conseguiram ao menos, que o assunto fosse levado aos horários nobres das emissoras que nunca repercutem fatos comprovados contra o psdb.

Assim o assunto ROUBO DA MERENDA ESCOLAR, onde estão listados entre os políticos gente do primeiro escalão tucano, como o deputado Fernando Capez, denunciado nesse esquema, mas que não foi ainda levado a depor ou processado.

Da mesma forma, outros envolvidos, nem tem seus nomes publicados, e o assunto seria esquecido, pela mídia, não fosse a ação dos estudantes.

O governador e o principal acusado, tentam esconder o crime covarde, alegando que a manifestação dos estudantes tem intenção política.

Como se os estudantes fossem os culpados pelos desvios do dinheiro da merenda. Eles estão exigindo o que é direito deles.

E direito também de todos cidadãos, saberem o que realmente aconteceu, quem roubou e quanto roubou, se vai devolver e se será devidamente julgado, assim,  como fazem, com o Pt, mas que nunca fazem contra o psdb.

Os cidadãos ainda aguardam a atuação da mídia, da justiça, do ministério público na denúncia já comprovada de desvios, de superfaturamento em contratos da cptm, e metrô, que igualmente vem sendo abafado.

Não se divulga o nome dos políticos tucanos envolvidos, o Ministério Público de São Paulo já tem todos os dados, nomes do envolvidos, número de conta na Suíca, valores, tudo, tudo.

Falta vontade política para agir. Até o momento só puniram as empresas envolvidas, a Alston, Siemens. 

Precisam punir os políticos, e cadê??


 

domingo, maio 01, 2016

Rejeitos de urnas prometem invadir o Brasil!

Rejeitados pelas urnas, nas últimas QUATRO eleições, vários personagens com projetos rechaçados voltam à cena, prometendo invadir o Brasil.

Antes eram só manifestações contra corrupção, focalizando o Pt como único partido responsável por atos nefastos no país.

Na realidade, a situação econômica em que o Brasil se encontra decorrente entre tantos outros fatores, pela dependência econômica do amplo comércio com a China, que desacelerou, abriu a oportunidade aos oportunistas e conspiradores de plantão.

Aquela força gerada pelos gritos das ruas, vem sendo canalizada pela mídia, para reabilitar rejeitos das urnas, personagens já amplamente rechaçadas com discurso de arrocho salarial e perdas de direitos trabalhistas.

Agora personagens que há pouco tempo nem se arriscavam a dar entrevista, sempre com receio de prejudicar seu partido, devido sua impopularidade, agora posam de mártires que podem "salvar" o Brasil.

Deus nos acuda e livre de tanta merda, de tantos projetos que visam unicamente os interesses do grande capital internacional, dos banqueiros, que em fim não estão nem aí para população de país algum.

Se o Brasil vier a ampliar sua já vasta favelização, não estarão nem aí, com seus veículos blindados, com sua proteção jurídica, midiática.

Ninguém fala do dinheiro que acabou para tocar as obras do monotrilho aqui em São Paulo. Acabou o dinheiro? onde foi parar?  Esta obra teria que ser entregue em 2014 e está parada.

O metrô de SP já é a obra mais demorada e mais cara do mundo! 

Os desdobramentos dos roubos já denunciados, em desvios e superfaturamentos de contratos com metrô e cptm, estão na operação abafa, como tudo que envolve partidos da oposição conservadora. 

Ninguém será levado a depor coercitivamente, não se divulgará o nome dos políticos envolvidos.

E aquele tal de "santo" citado em anotações apreendidas nas investigações de desvios no metrô e cptm, quem será?  Ninguém mais fala.

Agora esses protagonistas, dessas falcatruas, mais aquelas do roubo da merenda escolar em São Paulo, são articuladores do "novo" futuro governo.

Quanta mentira!! que golpe baixo!!



Mensagem da federação dos jornalistas para 1º de maio:

1º de Maio 01/05/2016 | 00:05
Firmes na luta em defesa da Democracia, dos direitos dos trabalhadores e contra o golpe
Neste 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, a Federação Nacional dos Jornalistas saúda a categoria e conclama todos e todas a somar na resistência e luta contra os efeitos da crise econômica e da crise política instauradas no Brasil. O momento exige de todos nós força e coragem no combate à tentativa de golpe em curso no país e em defesa da Democracia, do Estado Democrático de Direito, da Liberdade de Imprensa e dos direitos e conquistas dos trabalhadores.

Os jornalistas vêm constituindo-se, nos últimos anos, numa das categorias profissionais mais atingidas pela onda de demissões e precarização das relações de trabalho. As recentes demissões em massa no Jornal de Brasília e no Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, representam, mais uma vez, manifestações do desrespeito dos empresários de comunicação para com os profissionais responsáveis por prover a sociedade com informações de qualidade.Mais antigo da América Latina em circulação ininterrupta, com 189 anos, o Jornal do Commercio anunciou na sexta-feira (29/04) o encerramento de suas atividades, após mais de dois anos de atraso no pagamento de salários e direitos trabalhistas.

Demissões, atrasos e não pagamento de direitos trabalhistas, baixos salários, arrocho, assédio e violência, entre outros desrespeitos, cada dia mais têm sido o cenário cotidiano enfrentado pelos jornalistas no exercício da profissão. Como sempre, o empresariado impõe aos trabalhadores o ônus de uma crise não por nós fabricada.

Além de desrespeitar os trabalhadores da comunicação, em especial a grande mídia aprofundou, principalmente nos últimos meses, sua opção por agir como instrumento político. Manipula informações e fatos, produz versões e vazamentos seletivos, linchamentos midiáticos e opiniões favoráveis aos propósitos dos golpistas para aprofundar a crise política e, assim, por em xeque um governo legitimamente eleito pelo voto direto da maioria dos brasileiros.

Na esteira de uma das mais profundas crises do capitalismo, a exemplo do que já promoveram e promovem na Europa, na África e em diversos países da América Latina, a sanha dos patrões, grandes grupos empresariais e rentistas busca, também no Brasil, novo processo de acumulação e transferir o ônus para os trabalhadores. Nesta perspectiva, já está em curso no país uma agenda de retrocessos, com projetos tramitando no Congresso Nacional com vistas a reduzir direitos dos trabalhadores.

Lamentavelmente, o governo federal dialogou com esta alternativa nefasta de aprofundamento da crise econômica ao adotar um ajuste fiscal que penaliza os trabalhadores e pouco ou nada fez para democratizar a comunicação no país. E vê, agora, seus "aliados" desembarcando e abraçados à oposição e ao grande capital - incluída a grande mídia - para perpetrar um golpe. Nem por isso os jornalistas brasileiros podem abdicar de seu compromisso histórico e radical para com as bandeiras democráticas.

Contra o golpe e em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores, a FENAJ orienta os jornalistas brasileiros e suas entidades a participarem das atividades programadas pela Frente Brasil Popular e pela Frente Brasil Sem Medo para este 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores.

Continuemos firmes na luta para defender a democracia no Jornalismo, na Comunicação, no Brasil!

Brasília, 1º de maio de 2016.

Diretoria da FENAJ