domingo, abril 04, 2010

Reprêsa Guarapiranga e a qualidade da água

Nem preciso me alongar em reflexões sobre a qualidade da água na reprêsa Guarapiranga. Há algo que confirma o que venho tentando divulgar há algum tempo:

O Relatório anual produzido pela Sabesp sobre a qualidade de água nos mananciais que abastecem São Paulo, que foi entregue junto com a conta deste mês, apresenta a seguinte condição sobre a reprêsa Guarapiranga:

REGULAR, com presença de estogos domésticos.

BACIA HIDROGRÁFICA: Alto Tietê (Billings/Tamanduateí) - preservada na reião do Rio Capivari-Monos e com FORTE URBANIZAÇÃO no entorno da Guarapiranga.

As emissoras de TV que vivem fazendo reportagens sobre os banhistas nos dias de calor, que se divertem na reprêsa Guarapiranga, deveriam se preocupar com o que estão divulgando. Numa dessas podem incentivar a população a pisar em lodo fecal, quem sabe contrair algum problema de pele sem solução...

Toda divulgação hoje veiculada em forma de reportagem publicitária, não passa de propaganda vazia, pois tratamento de esgoto, melhoria da qualidade da água que é o mais importante, isto não vem ocorrendo.

Tenho visto alguma melhoria no visual em torno de vários córregos, estão mais enfeitados, preservados com paredes de concreto, muita obra para empreiteiras. Porém o tratamento de água, regulamentação de inúmeras ligações clandestinas, em fim preocupação com a qualidade da água na reprêsa Guarapiranga mesmo, isto não foi demonstrado nas ações da prefeitura nem do estado.

Nenhum comentário: