domingo, abril 11, 2010

Poluição em São Paulo

Há alguns anos representantes da Cetesb diziam estar apostos, para coibir emissões de poluentes principalmente pelos escapamentos de caminhões.

Haviam inclusive técnicos nas ruas com uma rodela de papelão, com furo no centro e várias tarjas de grafite do mais claro ao mais escuro. Através do furo vizualizavam a fumaça que saía do escapamento, para descobrir se o veículo estava fora dos padrões.


Uma representante do órgão vivia concedendo entrevistas para tv, toda produzida.  Mas como as empresas que mantém essas frotas devem ter um loby razoável, tudo virou esquecimento. 


Hoje caminhões e ônibus soltam fumaça negra em tudo quanto é parte da cidade, e não há sinal de que os responsáveis por esses veículos possam ser incomodados.


Mas pela regulamentação do Detran, agora existem formas de controlar a frota de veículos,  Todos proprietários de carros tem de passar por uma inspeção. para que seja verificado se o veículo está em condições de rodar, se não está poluindo..


Óbvio tudo acompanhado de uma taxa para que a inspeção seja efetuada.  A ordem é faturar.


Mas o ar continuará poluído, pois motoristas de veículos principalmente movidos à diesel, e sobretudo carros pesados, como ônibus e caminhões parecem trafegar à vontade.


No caso dos córregos em São Paulo, até que as obras que a prefeitura vem realizando ficaram vistosas, bonitas até, com chapadas de concreto nas laterais dos córregos.. mas a água que por ali passa em geral continua tão poluída quanto antes.


Acho que será por motivos como esses que o planeta tende a agonizar, e se destruir cada vez mais.


Por que, as obras e ações realmente eficazes não são levadas à sério, e tudo o que se faz é sempre visando faturar mais e mais dinheiro.  


Pode chegar um tempo que não haverá onde enfiar este dinheiro.

 
 

Nenhum comentário: