terça-feira, setembro 29, 2009

Honduras: Quem é responsável?

Quem de fato é o maior responsável pela crise em Honduras? Se voltarmos ao início deste episódio, veremos que o sequestro do presidente legalmente eleito teve participação norte americana.

De acordo com relato do próprio presidente Manuel Zelaya o avião que o levava para o exílio, na ocasião pousou numa base militar norte americana localizada em Honduras. Fica evidente a participação norte americana no processo de deposição do presidente hondurenho.

O atual usurpador do poder em Honduras, roberto micheleti, também conhecido como sr. gorileti, não teria por certo tanto fôlego para permanecer no poder diante de tanta repulsa internacional, não fosse o apoio quase explícito que vem recebendo tanto militar como politicamente por baixo dos panos, dos Eua.

Os americanos que não admitem perder território para Hugo Chaves estão sim por trás deste golpe de estado, e são em princípio os maiores responsáveis pelo desastre que vem ocorrendo naquele país, e por certo serão também responsáveis por tudo que virá a acontecer.

Sinto nojo das posições emitidas pelos americanos, e sei que o atual presidente não controla totalmente as ações dos conservadores, eles também tem poder, e na área militar isto também se reflete, e em caso de "pequenas ações" como esta em Honduras, por certo que agiram a seu modo. Só não querem ficar com a conta sobre os resultados de suas ações.

Nenhum comentário: