domingo, setembro 20, 2009

Estado mínimo ou estado abrangente?

Depois da mais recente crise econômica detonada à partir dos EUA onde o Estado sempre teve um papel mínimo na interferência da economia, ficou bem evindente aque aquela posição, de livre mercado ficou definitivamente superada.

Ao deixar de interferir, ou de monitorar, grupos de interesse mega gananciosos, se articulam em busca de ampliar unicamente suas chances de aumentar mais e mais suas fortunas.

Grupos desse gênero não possuem qualquer preocupação com o destino da população. Essa preocupação quem deve sempre traduzir e defender é o Estado.

A melhor solução para os dias de hoje é a ampliação do domínio do Estado sobre os destinos da economia, para que esta esteja sempre se desenvolvendo no sentido do desenvolvimento HUMANO e do PROGRESSO DAS POPULAÇÕES, e não somente para aumentar ganhos de capital em mãos de mega gananciosos.

Um Estado sempre renovado através de eleições democráticas pode sempre defender o direito daqueles que não possuem mecanismos para dirigir a economia. E o setor produtivo deveria ser sempre o norte para onde se focaliza o desenvolvimento.

Nenhum comentário: