quinta-feira, setembro 24, 2009

Estragos sociais dos Mega Gananciosos

O Brasil é um país onde se propaga muitas atividades de solidariedade, são ongs fazendo trabalhos de inclusão social, em morros, em favelas etc..
Entretanto os estragos sociais promovidos pela atividade econômica de grupos de mega gananciosos, produzem mais miséria e mais e mais miseráveis a ponto de estas atividades de solidariedade não alcançarem seus objetivos.

Ou seja enquanto uma parte tenta consertar o estrago, outra parte vai aumentando cada vez mais o estrago social.

Basta ver o aque determinadas empresas fazem hoje. Por exemplo, empresas de telefonia, como a Telefonica, Tim, Vivo, Claro, Oi, etc. .. todas elas se valem de serviços de Call Center.

Baseado na contratação de empresas terceirizadas que prestam serviços. São poucos os funcionários com vínculos diretos com estas empresas, e os terceirizados promovem péssimas condições de trabalho.

Num esquema de Call Center terceirizado, por exemplo um atendente pode ganhar na base do salário mínimo, mais ajuda de 92 reais por mês para refeição.
No máximo duas conduções (vale transporte ou bilhete único) por dia.

O restante são metas, pequenas comissões. Nada comparável ao nível de emprego que tínhamos nos anos 80 por exemplo na antiga Telesp, que mantinha quadro com funcionários de carreira, que tinham vínculo empregatício, direito a férias, 13º salário, e podiam até se aposentar trabalhando na mesma empresa.

As condições de empregos que as empresas atualmente oferecem no mercado, não dá nem pra considerar como empregos. Principalmente se comparado ao nível de empreendimento que estas empresas possuem, geralmente gastam muito mais com propaganda e não se comprometem praticamente com empregados. Querem permanecer distantes destas responsabilidades sociais, promovendo assim apenas estragos sociais. Resultado das más condições de emprego´.

Nenhum comentário: