domingo, junho 26, 2016

Como se desmonta uma estatal?

O Brasil tem bons exemplos de empresas estatais de sucesso, e que até os dias de hoje exercem papel importante no desenvolvimento do país.

A Petrobrás sem dúvida é a maior delas. O que assistimos hoje, é também parte de uma tentativa de desmontar essa gigante do petróleo.

As sucessivas indicações políticas para ocupar cargos de importante condução, são parte dos prejuízos ao desenvolvimento de uma empresa como essa.

Há outros e que vem de fora pra dentro, são os lobbys.   A pressão para conseguir impor algum interesse sobre essa atividade.

Sem dúvida que as grandes petroleiras querem comandar a exploração do pré sal, a maior descoberta de jazidas de petróleo do mundo na última década.

Quando foi preciso INVESTIR PARA DESCOBERTA desta importante jazida, aí não apareceram candidatos. PARA EXPLORAR estão por trás dos bastidores, manipulando políticos, mídia e tudo que for preciso para comandar esta exploração. Como já fazem no mundo árabe.

Outro setor, o de encomendas expressas, onde Correios, representa a empresa da área de comunicação que EXERCE IMPORTANTE PAPEL SOCIAL, há 350 anos.

Presente em mais de SEIS mil agências, é a única empresa NACIONAL, capaz de realizar entregas em toda parte do território brasileiro.

Mas há concorrentes de PESO que estão no Brasil: A Dhl, a Fedex, estão presentes aqui.

Para elas no entanto, há um grande obstáculo: justamente a grandeza dos Correios. 

Como ingressar neste mercado onde os Correios dominam em mais de 95%.  Mesmo diante da livre concorrência por exemplo no mercado de encomendas, os Correios conseguem dominar, e realizar entregas de negócios realizados no ambiente da web.

Aí também estão acontecendo os ataques, tanto vem prejudicando esta empresa, as indicações políticas para cargos importantes, como também os lobbys.  

Podemos imaginar que estas duas empresas multinacionais citadas acima, gostariam muito de dominar o mercado, e para isso teriam que entrar nesta grande empresa brasileira. 

E não deve faltar político comprado, para exercer suas influências por trás das cortinas, como também pessoas ingressas com intenção de, desmontar a empresa para facilitar o ingresso destas outras multinacionais.

Eu imagino isso, e há hoje no Brasil importantes políticos vendilhões da  pátria, um deles o josé serrá, que já articulou a venda da Eletropaulo em São Paulo, para o grupo norte americano AeS, com financiamento do bndes.

Se o Brasil pretende realmente se desenvolver com justiça social, e valorização de suas riquezas, não PODERÁ ABRIR MÃO DE SUAS IMPORTANTES EMPRESAS ESTATAIS, que exercem papel estratégico, em prol da lucratividade multinacional predatória.

E se alguém ainda tem dúvida sobre essa fome predatória por lucro, basta ver o exemplo da Vale, e o que sobrou a partir de Mariana, rio Doce, parte do Espírito Santo: MAIOR DESASTRE AMBIENTAL DO PLANETA.

Brasileiros precisam estar atentos ao momento vivido hoje, e às verdadeiras intenções destes representantes políticos, golpistas, e cheios de terceiras intenções, onde não estão incluídos o povo brasileiro.

Nenhum comentário: