quinta-feira, março 07, 2013

Um líder vai, e as idéias? ficam?

Por mais de dez anos Hugo Chávez representou uma ideologia socializante na Venezuela com forte representação, capaz de influenciar outras nações e outros povos.

Seu país, com economia fortemente caracterizada pela produção de petróleo, tem hoje um forte desenvolvimento social. Lá a gasolina custa centavos, 30 ou 40.  A economia esteve a serviço da população mais carente.

Chávez sempre soube que a classe dominante é infinitamente mais organizada que o povo. Possui inúmeras formas de controle social, da mídia, da economia. Bem por isso, concentrava a atenção dos venezuelanos em sua personalidade.

Foi uma forma que encontrou para tornar-se mais íntimo, mais convincente, e assim conseguir a aceitação das mudanças que desejava implementar no país.

Seu sucessor, provavelmente vai disputar a próxima eleição presidencial como favorito. Tem tudo para ganhar, a ferida está aberta na população. 

A continuidade das idéias Bolivarianas defendidas até aqui por Hugo Chávez, vai depender também da unidade em torno das propostas, da concentração em torno de personalidades, substituindo a falta de organização e do poder de pressão das bases da população. 

Neste aspecto é que fica a dúvida, haverá personalidade (s) capaz de concentrar o apoio maciço da população?

Não se vai como milionário, abastado, mas como alguém que lutou por idéias, enfrentou o império americano. Descanse em paz!

Nenhum comentário: