sábado, março 16, 2013

Justiça política na Bolívia

Inicialmente achei correta e justa a prisão dos torcedores corinthianos em Oruru na Bolívia, após o incidente que causou a morte do torcedor Kevin de 14 anos.

Pelos acontecimentos que já envolveram as torcidas organizadas, pelo histórico, e pela tragédia causada devido ao uso de artefatos como aqueles sinalizadores.


Porém com as recentes descobertas e análises de imagens, foi desvendado que realmente o causador do acidente foi o torcedor que se apresentou aqui no Brasil.


As imagens mostraram que o causador do acidente, assim que percebeu o tumulto na torcida do San José, subiu uns quatro degraus da arquibancada. Enquanto isso os demais torcedores Corinthianos continuavam assistindo ao.


Mesmo assim a Justiça boliviana mantém os doze torcedores presos. 


Eles devem raciocinar como um povo:  Vieram aqui e mataram um dos nossos. Então vamos manter preso doze dos seus...


Faz sentido isso, para eles.  Desta forma dão uma resposta à ira do povo da região.


Agora a Cbf, está agendando um jogo amistoso entre as seleções do Brasil e Bolívia com renda revertida à família do jovem morto.  Também o Corinthians já sinalizou que pretende fazer uma compensação financeira à família atingida.


Devem ser ações que visam abrandar a ira do povo e a consequente ira da Justiça boliviana, que neste caso está compensando o desejo de vingança de um povo.


Acho que aqui no Brasil, deveriam mesmo era restringir o direito de frequentar estádios, desse menor que causou a morte do torcedor boliviano. 


Assim a cada partida do Corinthians ele deveria se apresentar numa determinada Delegacia de Polícia, por exemplo. É o mínimo que se poderia fazer para penalizar alguém que causou a morte de um torcedor.



Nenhum comentário: