sábado, março 09, 2013

Economia e democracia

Para que uma nação seja REALMENTE democrática, é preciso que consiga expandir os benefícios de sua economia para toda população.

Não posso aceitar uma nação se proclamar democrática e viver, para os caprichos de UM POR CENTO de sua população. CASO DOS EUA, por exemplo.

Na recente crise surgida no mercado financeiro norte americano, o mundo assistiu estarrecido, boa parte da população que estava pagando seu imóvel em atraso, ser lançada fora. Muitos foram habitar dentro de seus automóveis, em camping,  outros em estacionamentos, em hotéis.

Tudo para manter o DIREITO DOS BANQUEIROS, detentores do financiamento. 

Por fim descobriu-se que a crise foi iniciada por golpes aplicados na bolsa de valores. 

Agora convenhamos, um país que permite que sua população seja lançada na rua para deixar seus imóveis para bancos, numa crise gerada por gente do mercado financeiro, é um país de MERDA!

Democracia, tem que combinar com economia democrática.  Nem mesmo politicamente os Eua são democratas. Lá só existem DOIS partidos: Um é favorável aos ricos e tolera os pobres, o outro é somente favorável aos ricos e não está nem aí com os demais.

Na França, por exemplo temos uma variedade b em maior de partidos, e maior liberdade de pensamento e de expressão. A economia abrange uma parcela bem maior da população, mas hoje na globalização muitos dos benefícos estão sendo cortados dos trabalhadores.

A Alemanha, também poderia ser considerada um bom exemplo de Democracia, e economia democrática. A vantagem de um país rico, mas que consegue espalhar sua riqueza.  Há outros exemplos de democracia, combinada com EDUCAÇÃO: Finlância, Noruega, Suécia, Suíça...

Definitivamente, os Eua, não são um bom exemplo. Nem mesmo para o Brasil. Os brasileiros deveriam primar por crescimento pela base, formando uma população com maior acesso aos benefícios alcançados pelo país. 

Nenhum comentário: