quarta-feira, julho 20, 2011

Totalitarismo de hoje

Questionar ações que promovem injustiças, e lutar por um mundo melhor, é sempre mais difícil do que permanecer no lugar comum, aceitando tudo, enquanto sua parcela no bolo é agradável, deliciosa.

Não sai da minha memória, a figura daquele ex presidente da Nasdaq nos Eua, que apesar de bilionário, aplicava golpes para enriquecer ainda mais. Teria sido um dos responsáveis pela quebra da economia americana há poucos anos.

Acho que ainda há muitos outros como ele. Não é somente que sejam muitos, mas potencialmente influentes. O dinheiro manda no poder. Mas não manda na opinião pública.

A opinião de cada um é muito importante hoje. O que se discute, o que é transmitido, é sempre objeto de preocupação de quem ocupa o poder.

Pesquisas são constantemente encomendadas para saber o que as pessoas pensam.

Não há nada mais totalitário do que aceitar o domínio de pessoas psicóticas, obcecadas somente por dinheiro, muito dinheiro.  Essas pessoas que hoje, influenciam a economia global, precisam ser questionadas.

Para que um dia encontremos uma forma mais Justa de viver, será preciso que também as economias estejam voltadas para isso. Para o bem comum.

É preciso questionar o totalitarismo econômico, a ambição de aumentar tantos e tantos zeros à direita, de subjugar o futuro da humanidade a somente isso. Enquanto que as pessoas são muito mais sublimes.

No mundo de hoje, com uma comunicação intensa, nada melhor do que refletir, sobre que futuro queremos.

Nenhum comentário: