sexta-feira, julho 22, 2011

Limpando a administração pública

A opinião pública assiste a mais esta denúncia sobre desvios de verbas. A coisa pode estar ocorrendo hoje em Brasília, mas todos sabem que não é exclusividade. Parece que está em toda parte.

Enquanto se fala muito hoje, do ministério dos transportes, onde a presidenta já vem atuando, demitindo, e a Controladoria Geral da União fiscalizando, outros fatos vem se consumando diante de todos.

Estamos em "apressado" período de preparação para Copa 2014.  Estádios agora, parecem que estão diante de uma "tabela", girando em torno de UM BILHÃO DE REAIS.   

É o patamar que já se enquadra o Maracanã e agora também o novo estádio do Corinthians.

As informações são divulgadas a conta gotas. Primeiro se falou que o estádio precisava ter sua capacidade ampliada para atender as exigências da Fifa.

Achei importante até que se incentivasse a abertura naquele local, fundão da zona leste de São Paulo, pelos benefícios que a região irá receber, e hoje tem muito pouco, em transportes, escolas, vias de acesso, hospitais..

Para se candidatar a abertura da Copa porém, precisaria então de investimentos adicionais pois, inicialmente poderia passar de 400 milhoes, para algo em torno de 650, foi o que se comentou no início.

Porém hoje, depois de aprovado incentivos fiscais, para compor o restante, o valor já chega a 820 milhões.  E já há comentários de que pode até chegar a um Bi, devido inflação.

Mais ainda, o estádio que seria para 48 mil lugares, será ampliado para 65 mil, porém em arquibancadas móveis ALUGADAS, que depois da copa seriam retiradas.

Então o que está justificando todo aumento de valor? Seriam camarotes folheados a ouro? Ou mapa de esquemas com a Fifa?

Acho que é o caso, de se instituir paralelamente uma outra competição:  Qual praça irá consumir maior diferença em dinheiro entre valor de obras e o valor declarado de gastos. 

Basta compor estatísticas e entregar taças, do primeiro ao décimo segundo colocado.

É bem possível que o último colocado, em soma de gastos aqui, estará à frente de cidades, onde já se fez a Copa, como na África do Sul. 



Nenhum comentário: