quinta-feira, junho 02, 2011

Honduras agora integra OEA

Depois do passado recente e nebuloso, onde o então presidente de Hondura, Manuel Zelaya foi deposto do poder, e posteriormente asilou-se na embaixada brasileira, onde também parte dos setores mais conservadores do Brasil, criticaram o abrigo dado ao presidente deposto.. Passado tudo isso que remete a um passado escuro, sanguinário, ditatorial, finalmente Honduras recebe seu ex-presidente.

E assim, a OEA (Organização dos Estados Americanos) reunida nesta quarta feira, decidiu pela reintegração de Honduras.

O governo brasileiro teve posição marcante neste processo. Desde a deposição, através de um golpe militar, o Brasil não mais reconheceu o governo de Honduras como democrático.

Hoje cumprida algumas exigências referentes à carta democrática da própria OEA, Honduras volta à entidade dos países americanos.

Valeu, por que foi uma das poucas vezes que o Brasil adotou postura contrária aos Eua, que reconheceu de pronto o governo pós golpe, como democrático, e ainda assim prevaleceu a posição brasileira.

Ainda há país, como Equador que acha que Honduras deve punir os golpistas, reintegrar todos que foram cassados à época do golpe, para só então o país ser aceito na na OEA.

Não deixa de ser uma postura democrática, talvez os demais países devessem observar melhor, e exigir que Honduras retorne plenamente à democracia, antes de reintegrar a comunidade de países democráticos.

Mas como o próprio ex presidente Zelaya, acredita que aos poucos tudo vai se normalizar, os demais países acharam por bem votar pela reintegração. 

E que esse período de golpes militares, obscuramente apoiado por norte americanos, esteja definitivamente banido dos países democráticos das Américas.

Nenhum comentário: