quinta-feira, dezembro 16, 2010

Puxando para o lado do povo

Se fossem apurar uma frase que melhor identifique o presidente Lula, acho que seria esta: Puxando para o lado do povo.

Depois de três derrotas em três tentativas consecutivas de se eleger à presidente do Brasil, Lula emplaca dois mandatos seguidos, e ainda faz sua sucessora.

Com uma popularidade fantástica. Mas contrariando as teses quase perfeitas de socialistas, e outros que destilam propostas infalíveis, Lula governou sem desagradar aos ricos, afinal eles tem que ganhar sempre. Os banqueiros, também não tem do que reclamar.

O povão, que decidiu a última eleição, e confirmou o prestígio do presidente,  conhece bem esta frase.  É o que todo mundo diz em toda parte. Resumindo, Lula puxou para o lado do povo. 

Não puxou demais, se não  a corda arrebentaria, e todo mundo sabe que sempre arrebenta no lado  mais fraco. Deixa o salário mínimo mais elevado dos últimos anos, mas ainda um dos menores da América do Sul.

Deixa muita coisa por fazer, em termos de Justiça Social, quase tudo, mas num país onde é quase proibido beneficiar o povo, fez muito. E o povo reconheceu.

Assim se despede da presidência, como um presidente que deixou sua marca, fez inúmeras viagens à África, resgatando neste período, sua missão, que estava traçada.

Por sua imensa popularidade, vai deixar saudade.

Nenhum comentário: