domingo, janeiro 28, 2018

O Brasil sob olhar europeu;

Editorial do maior jornal francês, Le Monde, fala do Brasil e do processo contra o presidente Lula.

A intensa campanha midiática e o desvio político na justiça, não estão embaçando a visão de quem observa o Brasil lá de fora.

O maior jornal francês e dos maiores da europa, diz por exemplo que "no mesmo momento em que os juízes pronunciavam a sentença contra Lula, o presidente michel temer, acusado de corrupção passiva, obstrução à justiça, e participação em organização criminosa, participava da Cúpula de Davos, tentando dar um ar de normalidade à sua gestão."

"Até agora, o chefe de estado conseguiu suspender os processos na justiça que o visam negociando favores com parlamentares que também são alvo do judiciário". 

No texto ainda é ressaltado que 45 dos 81 senadores foram indiciados por crimes variados. "Lava Jato só traz à tona práticas bem anteriores a Lula", ressalta o Le Monde.

O jornal destacou ainda que a saída da presidente Dilma Roussef, não serviu à causa ética prometida pela operação anti corrupção Lava Jato, muito pelo contrário. Para o jornal, a "desgraça de Lula mostra um espetáculo lamentável de um velho mundo político em decadência".

O jornal lembra que os escândalos de corrupção no país são dignos de um filme de segunda categoria, e que a imunidade parlamentar é instrumentalizada com um grande cinismo.

Há alguns meses das eleições, resume o jornal, o Brasil mostra a imagem de uma sociedade de castas, onde os dirigentes não obedecem às mesmas leis que os miseráveis, o que é indigno e perigoso para a maior democracia da América Latina.

http://www.lemonde.fr/idees/article/2018/01/27/deliquescence-de-la-democratie-bresilienne_5248067_3232.html?utm_term=Autofeed

Tem outro aspecto ainda, o Brasil é hoje ainda mais tapete dos eua do que já foi. Já entregaram parte significativa do pré sal. Lembrando que NENHUMA MULTINACIONAL INVESTIU NAS PESQUISAS PARA DESCOBERTA DO PRÉ SAL, mas hoje terão inclusive isenção de impostos para explorar essas riquezas.

Mais ainda há um processo, onde o presidente Lula é acusado por favorecer a compra dos aviões Greepen da Suécia, adquiridos no governo Dilma, para uso na fiscalização das fronteiras brasileiras.

Esse processo de compra se arrastou por vários anos, inclusive durante o governo Lula, e a empresa escolhida depois de inúmeras análises de militares, ofereceu os aviões e a transferência de tecnologia, para que o Brasil pudesse no futuro construir em parceria esses protótipos.

Mas o que chama a atenção é que os eua não se conformaram em perder essa venda, questionaram à época as razões da opção pelo projeto sueco.   Aí vem a "justiça" e descobre um favorecimento do então presidente Lula para facilitar a opção por este projeto. Foi inclusive devido a este processo que foi retido o passaporte do presidente Lula.

Parece até que assumiram as inconformidades dos eua...  

De fatos eles, os norte americanos, interferem diretamente nos destinos da política brasileira, e como sempre colocam nossa população como sub produto.

Nenhum comentário: