segunda-feira, julho 05, 2010

Avanços e retrocessos com a tecnologia

Nesta Copa do mundo de futebol, ficou ainda mais evidente os avanços da tecnologia entre os povos, e quem diria até nos povos sul americanos.

Mas por que tal avanço tem que ser acompanhado, por uma subtração da qualidade de vida, uma devastação em direitos conquistados ainda no século passado?

Será que o avanço do capital, está sendo calculado com base unicamente em seu próprio valor?  Os valores que deveriam acompanhar o homem, estão deixando de ter importância?

É o que parece, pois o que adianta todos possuírem aparelho celular, de ser cada vez mais fácil comprar uma tv Lcd com imagem impecável e tudo o mais, se a perspectiva do  homem é se não morar pelo menos VER MILHARES DE PESSOAS AGRUPADAS EM FAVELAS. 

Verdadeiros CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO, e a perspectiva de quem consegue trabalhar em geral , na informalidade é  unicamente pagar suas contas. E que futuro terá?

O capital, impulsionando o avanço tecnológico, se preocupa com o ser humano?  Ou apenas usa sua melhor energia, para depois lançar fora como se faz com bagaço de laranja?

É isso que dá o domínio do setor financeiro sobre a humanidade, através da globalização.
Cada vez mais, países da europa e outros continentes, aderem ao "novo" sistema de previdência: Aposentadoria ao 70, com o pé na cova.  

No século xx, as pessoas podiam curtir o trecho final de suas vidas, após 30 ou 35 anos de trabalho. Hoje com tanto avanço tenológico, os que conseguem seguir trabalhando, tem gradativamente seus direitos subtraídos, com a desculpa de que o custo social desses direitos é muito oneroso.

O ser humano custa caro ao capital, ou o capital custa muito caro ao ser humano?

Nenhum comentário: