quinta-feira, agosto 09, 2018

O que define uma grande nação;

Estamos agora discutindo com mais intensidade os rumos do Brasil para os próximos anos.  

Virou lugar comum falar do Brasil que se quer, óbvio falamos do que mais ouvimos, a corrupção, todos querem um país sem corrupção. Menos aqueles que ainda querem abocanhar alguma coisinha...

Existem entretanto alguns aspectos que formam a base para uma grande nação, eu destaco QUATRO DELES:

1) SAÚDE,

2) EDUCAÇÃO,

3) HABITAÇÃO,

4) TRANSPORTE

Para um país crescer e ser uma nação verdadeiramente justa, o ESTADO, precisa oferecer de maneira ampla e atendendo à TODA POPULAÇÃO, saúde, educação, em todos os níveis, até universitário.

Precisa tratar a questão da habitação, não como um negócio como outro qualquer, mas como uma necessidade básica, e que toda população precisa ter acesso.

Se o Brasil prosseguir nesse rumo em que tudo tem que gerar lucro, chegaremos a uma sociedade inóspita, um lugar muito difícil de se viver.

Onde uns alcançam mas terão dificuldades de sobreviver diante da violência social contra uma grande parcela, que não terá acesso a esses bens tão necessários e básicos à vida.

O transporte também é fundamental, devendo ser o mais amplo, e em diversas modalidades, rodoviário, ferroviário, marítimo. 

Países onde se oferece boa qualidade de vida, conseguem atingir ótimo padrão de oferecimento desses serviços.

Exemplo; Canadá, Suécia, Japão, Austrália, e tantos outros. 

Por que não podemos ter esse padrão de vida aqui?

Justiça Social, abrange isso, esse acesso amplo e facilitado à saúde, educação, habitação e transporte.

Já tem político que acha que pode melhorar o padrão de serviços privatizando tudo. 

Em São Paulo já se chegou a propagar a ideia de que até cemitério deve ser privatizado. Fico imaginando a propaganda que fariam ...

Quem sabe um morto sorrindo ao lado de um caixão, dizendo que neste cemitério pode se ter uma morada tranquila... haaa haaaa haaaaa....

Eu hein... se tudo tiver que render lucro, aí o ser humano não será o primeiro na lista das preocupações de um estado, mas só a figura do lucro.

É disto que precisamos tratar. O que é função do estado oferecer, e proporcionar o mais amplo acesso.


Nenhum comentário: