domingo, novembro 19, 2017

Capitalismo x Socialismo no subdesenvolvimento;

No  campo das ideias para se organizar sociedades, nada está pronto, a vida em movimento vai obrigando novas acomodações de forças.

Hoje parece que as principais nações do planeta deram uma guinada forçada à direita, no sentido do domínio dos banqueiros e sua ideia de dominação econômica global.

A ganância desenfreada deste grupo minoritário, pode quem sabe mais adiante ser elemento precursor de uma nova virada à esquerda voltando ao predomínio das preocupações sociais, com o desenvolvimento da humanidade.

O fato é que a ignorância social e política de grande parte da população no Brasil, vem permitindo o surgimento, de falsas lideranças que vem imprimindo esse sistema de dominação; a venda de votos favoráveis a leis que prejudicam a população trabalhadora, em troca de dinheiro.

Se em Brasília no centro do poder temos hoje muitos representantes mercenários, em outras esferas do poder temos igual ou pior como exemplos.

E quanto maior a ignorância da população de determinadas regiões, maior o oportunismo, a falta de caráter, de ética e as explicações mais absurdas para qualquer coisa, de seus representantes em diferentes níveis.  

Mas que são aceitas por essas populações e valem votos, e valem poder.

Daí ser muito difícil hoje num país de subdesenvolvimento econômico e cultural, discutir projetos para melhorias da população, com a mídia fabricando e divulgando mentiras, e falsas lideranças se apresentando.

Também complicado discutir melhorias sociais, diante da truculência de certas lideranças jagunças, que saem de suas tocas aqui e ali.

Mas a experiência da população brasileira é também um grande professor, é dela que surge a esperança de ver um dia, falsos líderes, falsos representantes, serem afastados do poder.

E quem sabe a população possa um dia desfrutar do desenvolvimento de seu país.

Hoje só uma pequena parcela da população, dividida em feudos, grupos de interesses ligados à política, movimentada por dinheiro, de grande grupos econômicos, é que aproveitam desse desenvolvimento.

Nem dá pra dizer que o Brasil vive um sistema capitalista. Se assim fosse, o desenvolvimento seria aproveitado por todos aqueles que participam do processo produtivo, e principalmente a população teria acesso ao capital.

O que temos no Brasil  está mais para feudo capitalismo, uma forma ainda mais atrasada de organização econômica.

Do socialismo ou comunismo, restam algumas conquistas de direitos sociais.

Esses direitos, são comumente apelidados pela elite de paternalismo do estado. O mesmo apelido não é apresentado quando se trata de perdão de dívidas de grandes bancos, como assistimos a pouco, do itaú, do bradesco, do perdão de dívidas das grandes operadoras de celular.  

Porque isso não é apelidado de paternalismo do estado?

Porque brindam com vantagens os grandes grupos econômicos, que investem muito em propaganda na mídia, e essa por conveniência se cala.

Então socialismo, direitos de proteção ao trabalho, aos trabalhadores, são conquistas que precisam ser ampliadas para maior equiparação ao direito de progredir da sociedade trabalhadora.  

Ou teremos somente as elites feudais, e os bandidos armados a alcançar vantagens econômicas.


Nenhum comentário: