terça-feira, outubro 21, 2014

#Somostodosculpados



Uma decisão inédita do Tribunal de Justiça de São Paulo, causou indignação entre os jornalistas, e atinge diretamente o direito da categoria de cobrir eventos e informar. 

O repórter fotográfico Alex Silveira foi considerado culpado, por ter levado um tiro de bala de borracha em seu olho, disparado pela tropa de choque da polícia militar.

Alex perdeu praticamente sua visão, restando cerca de 20% apenas, e tentava desde o ano 2000, responsabilizar o estado pelo episódio. 

Depois de vencer na primeira instância, viu seu processo revertido e assistiu atônito à decisão final da Justiça de São Paulo.

Em maio de 2000 Alex Silveira cobria manifestação de professores na avenida Paulista, e durante o evento, foi atingido. 

Uma dor insuportável, que o fotógrafo diz não ter palavras para explicar. Soube também que quando a dor é muito forte há o risco de parada cardíaca. Ele correu o risco de morrer, devido a um ato imprudente, inconsequente, e que para espanto de todos a Justiça pretende proteger.

Não foi o único, nesta coletiva à imprensa, outro fotógrafo, Sérgio Silva, esteve presente, mostrando também seu olho, do qual perdeu totalmente a visão, ao cobrir as manifestações de junho de 2013.  Seu processo ainda está na Justiça paulista.

No caso do fotógrafo Alex, seu processo vai agora para Brasília para o Superior Tribunal, pois ele garante que vai até o fim, em busca da reparação.

A Justiça considerou que o fotógrafo assumiu o risco de se ferir ao cobrir a manifestação. E quem atirou na altura da cabeça, não assumiu nenhum risco?

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo apóia integralmente os colegas atingidos, e sai em defesa do direito de informar e ser informado, princípios básicos da democracia, que estão agora em risco, com uma decisão desta natureza.

Assim deu início a campanha #somostodosculpados










Nenhum comentário: