segunda-feira, agosto 15, 2011

Faturando com o desemprego

Na semana passada, o STF decidiu sobre um tema importante: Agora todo concursado, que conseguir aprovação e colocação dentro das vagas oferecidas em consurso público, terá o direito de assumir o posto.

Ressalvado alguns casos de crise econômica e outros similares, o candidato passa a ter direito de assumir. Por que simplesmente inúmeras pessoas que prestaram consurso, foram enganadas, por que depois não conseguiram obter a vaga.

Muito boa essa decisão, faz Justiça contra uma certa armação que vem ocorrendo, na promoção de concursos que faturam bem, e nem sempre são transparentes.

Outro fator que também é importante e não sei se foi analisado nesta questão, é a lista dos candidatos que conseguiram acertar mais de 50% das questões.

Estes são aprovados, mas não atingiram a qualificação para compor o quadro INICIAL de vagas oferecidas. Então eles vão compor o chamado "cadastro reserva". 

Ocorre que este cadastro, inclusive em edital, não está previsto para ser divulgado.  Quer dizer que aquele candidato que pagou a inscrição, prestou exame, não vai saber em que posição terminou o concurso.  

Isto pode dar margem a manipulações, o candidato por exemplo colocado em 850ª posição, se tiver algum "contato", poderá ser chamado antes de alguém que alcançou a posição 150ª.

No geral, fica a impressão que estão faturando até sobre o desemprego!

Nenhum comentário: