terça-feira, agosto 30, 2011

Educação não é um negócio

Participamos de um momento em que o capitalismo, tem exercido uma pressão muito forte, para que tudo se torne um negócio.

Além da saúde pública que vem deteriorando muito acentuadamente, a educação também vem sofrendo com isso.



Achei muito fora de contexto e sem explicação, a frase dita pelo presidente chileno, há uns dias: "Na vida nada é de graça". Ele se referia aos pedidos dos estudantes para que o governo, fortacesse o ensino público.

Que presidente covarde, lidando com verbas públicas para que então?   Será para promover as empresas que colaboraram financeiramente na sua campanha?

O dinheiro público deve ser devolvido em serviços essenciais à população.

E não se trata somente de uma questão ideológica, como tenho visto em alguns artigos mau escritos espalhados pela imprensa.

Há inúmeros exemplos de países capitalistas, e que proporcionam ensino e saúde públicas  de boa qualidade.  Japão, Noruega, Finlância, etc..

O Brasil sempre ofereceu estes serviços, mas hoje parece que a concorrência dos mesmos serviços oferecidos por empresas privadas, vem influenciando o destino das verbas públicas.

Para que uma nação seja realmente desenvolvida, o povo precisa ter acesso a saúde e educação. E é principalmente para isto que serve o dinheiro público, para servir à nação.

Nenhum comentário: