quinta-feira, maio 12, 2011

Degradação do ensino, e saúde pública

Na continuação da série de reportagens o JN da Globo focalizou ontem, a má qualidade do ensino público.

A realidade vivida por milhares de estudantes, muitos chegam à 5ª série sem saber ler. Outros chegam ao ensino médio, e se deparam com a falta de professores.

Único aspecto em que o JN ficou devendo ao público, foi a ausência de reportagens em São Paulo, Rio, Minas, Porto Alegre. Focalizam mais as escolas do norte e nordeste, como se fossem as únicas regiões onde o ensino público está degradado.

Na realidade em São Paulo, o maior centro urbano do país, as escolas públicas inclusive no ensino médio, não preparam seus alunos para enfrentar um vestibular.

Salas super lotadas, falta de professores, e até com razoável frequência, presença de drogas na porta das escolas.


Desde o início da democracia, acho que as coisas foram mal interpretadas. Precisamos de maior respeito às leis já existentes.  


É muito importante o país ser questionado, neste momento, para que possa retomar um rumo em direção ao desenvolvimento da qualidade de vida.

Hoje as verbas são mal aplicadas, e toda população se ressente disto.

O que se vê nas escolas públicas, é a mesma degradação, falta de atenção e investimentos, que se vê nos hospitais públicos.

O Brasil precisa resgatar a dignidade de sua população. 

De que poderá valer ao Brasil, sediar uma Copa, investir BILHÕES em obras, e deixar escolas e hospitais públicos para trás?


Nenhum comentário: