segunda-feira, maio 09, 2011

Campeonatos regionais

Os campeonatos estaduais começam chegar ao final, revelando os novos campeões. 

O Ceará já conquistou seu título. E ainda pode despachar da copa do Brasil, o Flamengo, aquele bonde sem freio, que também parece sem direção. Com Ronaldinho e tudo mais.

Na imprensa esportiva, há aqueles que criticam duramente a existência dos campeonatos regionais, alegando que não servem para nada.

Como não? as competições sempre demonstram a qualidade de atletas, e também a qualidade de inúmeros clubes. 

Neste aspecto, o Brasil é um país sem igual. É daqui que partem os exemplos, e não de fora, da europa de onde supostamente teríamos que copiar.

Aqui se pratica mais intensamente o futebol. E há muitos clube que também precisam aparecer, o que não seria possível num único Brasileirão da série A com 20 clubes. 

Agora resta por exemplo o Santa Cruz, conquistar o título pernambucano, para resgatar um pouco de sua imagem perdida ao longos dos últimos anos.

Um clube que já teve tradição até no campeonato Brasileiro, que possuí um belo estádio, e hoje nem na série D do Brasileiro tem conseguido entrar.

Acho uma grande oportunidade para sobrevivência de inúmeros clubes, os campeonatos estaduais. Uma particularidade brasileira, exclusiva, que deve permanecer e ser incentivada.

Nenhum comentário: