domingo, janeiro 16, 2011

Aquecimento global e novas tragédias ambientais

Essa tragédia ambiental que assistimos agora na região serrana do Rio de Janeiro, não é casual. Além do prenúncio que já foi a queda de milhares de pássaros do céu, há pouco tempo. Há nesta época de aquecimento global a expectativa de situações de extrema violência da natureza.


A humanidade vem evoluindo e também se degenerando, e o planeta entrou num processo de auto destruição, totalmente provocado pela ação do homem.

Porém não é justo que apenas algumas pessoas de comunidades isoladas, paguem por isso.


Quero dizer que o mínimo que a humanidade deve proporcionar, é a recuperação das casas que são destruídas nestas catástrofes.

É muito importante todo movimento de solidariedade, onde se arrecada mantimentos, alimentação, produtos de higiene..  Mas e as casas?  Dentro de alguns meses a mídia deixará a região, e como estarão aquelas pessoas que perderam tudo, até suas casas?


Lembram da catástrofe do início de 2010, no nordeste, ocorrida em Pernambuco e Alagoas, se não falha a memória..  E como ficaram aquelas pessoas?  Nas últimas reportagens de TV, parte dos desabrigados, estavam em barracas que uma ong da Inglaterra havia enviado.  Nem isso se garantiu aqui no Brasil.   Outros estavam "provisoriamente" abrigados em escolas.



Quero dizer que a comunidade internacional, deve manter ininterruptamente, pessoal e equipamentos, construtora mesmo, para repor em seguida casas das pessoas que tudo perdem em catástrofes naturais.  Todos países devem participar e a ação deve ser direta, nada de enviar dinheiro para governos.


Governos, apresentam área onde se pode construir, e esse comitê internacional deveria então proceder às construções. De maneira a repor imediatamente aquilo que as pessoas perderam, e que é de suma importância em suas vidas.  Sendo que tais pessoas não são as únicas, e na maioria das vezes, nada tem a ver com o efeito estufa, e o aquecimento global.

Portanto não seriam estas pessoas as únicas a arcar com aquilo que se quer foram causadoras: a mudança no clima do planeta.


Nenhum comentário: