sexta-feira, março 12, 2010

Sacolas plásticas

Cada vez que divulgam notícias sobre os males causados pelo uso de sacolas plásticas, o mau da meia reportagem insiste em se destacar.

É que a grande utilidade das sacolas plásticas é acomodar o lixo doméstico, e que outra solução se apresenta para substituir esta função?

O que sugerem para que as pessoas acomodem o lixo doméstico? acomodar em sacos de papel não é eficiente devido a umidade.

Isto é o que tem faltado às inúmeras reportagens sobre o assunto.

Recentemente surgiu uma reportagem sobre pesquisas realizadas nos Eua onde se chegou a um tipo de plástico ecológico, que será mais facilmente decomposto na terra. Aí sim terá se chegado a uma solução completa.

Mas isto ainda pode demandar uns cinco anos para chegar a ser usado em larga escala.

Um comentário:

Unknown disse...

É Isso mesmo mano veio, enfim uma pessoa dentro da realidade .
Onde alguem imagina acondicionar o lixo, orgânico, reciclável, especial?
Sacos de papel? de onde vem os sacos de papel?
Ai vamos plantar mais arvores pra fazer mais papel? e os campos de milho, soja, trigo, deixamos de plantar comida e plantamos mais arvores?
ou desmatamos mais florestas nativas e plantamos mais eucaliptos e pinheiros?
Aaaa nnnão , vamos usar as sacolas retornáveis, feitas de tecido, algodão é ótimo não é ?
E onde vamos acondicionar o lixo reciclável?
Nos sacos de lixo?
caso vcs desconheçam 01 saco pra lixo da pra fazer aproximadamente 10 sacolinhas.
Voltando as sacolas de tecido, vc como é uma pessoa esclarecida vai levar suas sacolas retornáveis pro açougue, padaria, e quando retornar pra casa, com certeza vai mandar sua secretaria lava-las com bastante sabão, poie estarão sujas de sangue e outros produtos, e em pouco tempo começaremos a campanha contra o uso de sabão pois estarão poluindo também os rios.
A propósito, a parte menos esclarecida da população não vai lavar as sacolas, e em pouco tempo as casas estarão infestadas de todas as pragas possíveis em busca de comida e restos que com certeza vão ficar nas sacolas retornáveis .
Só pra encerrar,
Você alguma vez já viu uma sacolinha, uma garrafa pet, sair voando sozinha de dentro de casa e ir pras ruas, bueiros, e rios?
Antes de condenar os descartáveis, vamos lembrar dos benefícios que nos trouxeram, e principalmente vamos educar quem as usa.

ronaldo faria
ronaldo.silver@hotmail.com

Atualmente no Brasil não existe ainda uma sacola que atenda os requisitos necessários, o que existe são sacolas oxi-biodegradaveis com adição de produtos químicos e metais pesados, onde não ha a desintegração do plástico e sim sua quebra em partículas minúsculas, que com certeza ira se infiltrar no solo e nos lençóis freáticos, ou no estomago dos animais. No Paraná onde a mesma lei foi votada, a justiça proibiu a sacola oxi-biodegradavel, pois ainda não existe um estudo sobre seu impacto na natureza. Portanto vamos tomar muito cuidado par não empurramos o problema para debaixo do tapete .