terça-feira, março 16, 2010

Israel e Palestina

Nesta visita que o presidente Lula faz ao mundo a Israel, fica evidente o extremismo das partes que vem impedindo qualquer acordo de paz.

Representantes do parlamento Israelense olham no olho do presidente brasileiro como se estivessem lhe combrando, por sua postura frente ao mundo Árabe.

Pois foi a população de Israel que também escolheu mau seus representantes e que hoje, buscam o enfrentamento ao invés de buscar a paz.

De que vale a Israel, um estado moderno construir 1.600 casas para assentamentos numa cidade repleta de significados para o povo Palestino?
Não poderiam construir em outra parte e deixar aquele trecho de terra para o estado Palestino?

É assim, desse jeito que a confusão vai se arrastanto, é como se por outro lado o povo Palestino decidisse colocar pelo voto somente representantes do Hamas no poder. Os extremos se chocam e nunca buscam a Paz.

E não adianta tentar promover partidas de futebol, lá ninguém gosta de enganação, querem proposta concreta para solução do conflito.

Pois o primeiro passo, deveria ser dado por Israel, por ser um estado sólido já estabilizado, moderno, poderia permitir aquele pedaço de chão aos Palestinos, e estariam bem mais próximos de uma convivencia pacífica.

Até os Eua tradicional alidado dos Israelenses, foi colocado para trás pelos representantes do congresso Israelense, que não respeitou sua sugestão para não construir novos assentamentos em Jerusalém.
Parece que desta vez estão determinados ao conflito. E a culpa só pode se de quem se determina a isto.

Nenhum comentário: