quarta-feira, dezembro 30, 2009

Humanidade e seu canibalismo


Imaginar a trajetória da humanidade, sem perceber a violência que acompanha cada passo seria não perceber seus traços canibais, que aliás, jamais estiveram totalmente afastados.

Digo isto porque os exemplos estão aí e em cada local a situação ocorre por um motivo diferente. Mas há sempre uma razão aparente para que o desfecho de violência ocorra.

Então na última rodada do campeonato brasileiro, parte da torcida do Coritiba não suportou assistir seu time sendo rebaixado à série b e invadindo o campo de futebol, proporcionou cenas de violência que repercutiram no mundo inteiro.

Também em Honduras, pode-se dizer que a violência esteve presente, com forças do exército garantindo a permanencia de golpistas no poder, atiraram contra a população, procurando amedrontar, intimidando multidões para garantir o poder.

De outra parte, o canibalismo político também está presente no Irã, onde não se mede esforços para manter no poder quem lá chegou com apoio de grupos já bem instalados no alto escalão.

E o mais recente episódio em Suriname, ali então se evidencia a violência do tipo tribal, aquela que demonstra que essa atitude já vem de berço, dos tempos do homem caçador.

E o canibalismo não para por ai, a violência que lança uns contra os outros, tem sempre vários motivos, mas sempre a mesma função, a de auto destruição.

É uma violência que vem consumindo parte significativa da energia humana, desfechando aquilo que muitas vezes em episódios de nervosismo, apenas pensamos, desejamos e não fazemos. Mas em algum lugar alguém ou algum grupo faz.

Politicamente esse canibalismo é mais do que presente, se de um lado Os Eua exercem sua supremacia economica impondo-se a todas as nações do planeta, e procurando influenciar, encurralando forças opositoras..

De outra parte, essas forças opositoras, quando no aspecto político, como no caso de Venezuela, também procuram encurralar as forças pró EUa.

E no caso de Irã, Oriente Médio o barril de pólvora pode conter ainda mais explosivos.. que de tempos em tempos podem explodir, sempre evidenciando a violência humana.

Violência esta que também anda bastante presente no sistema econômico atual, tudo por dinheiro, tudo, e quando não dá certo por bem, há os que aderem ao vale tudo, e vai por mal mesmo.

Nenhum comentário: