sexta-feira, março 13, 2009

Novo Tempo para economia mundial

Aproveitando este momento de crise, aliás toda criada na ponta das decisões dos países capitalistas, os mais ricos do planeta, por gente já bilionária, o mundo agora mais do que nunca, precisa encontrar uma nova forma de prosperar.

Em Breve o presidente Lula, estará se encontrando com o recém eleito presidente norte americado Barac Obama.

Se o socialismo sucumbiu no confronto direto com as economias capitalistas, e de certa forma, hoje o capitalismo vive uma crise sem precedentes. É chegada a hora de se pensar em uma nova sociedade, com mais justiça social, com crescimento por igual.

A experiência capitalista de super valorizar o sistema bancário e a especulação, só gerou muita injustiça, e um sem número de bilionários super gananciosos, como o ex presidente da Nasdaq que aguarda julgamento na prisão.

Não bastasse sua enorme fortuna, ainda buscava aplicar golpes para enricar ainda mais.

É a ganância desmedida, a super exploração do ser humano que está em vigor hoje em dia.

Precisamos de uma sociedade mais solidária, de uma economia que seja projetada para proporcionar o progresso da humanidade como um todo. NÃO SE TRATA SIMPLESMENTE DE SOCIALISMO DE ESTADO, mas de uma sociedade com ampla maioria na condição de classe média, com direitos à prosperidade e acesso aos bens de consumo primordiais na vida de todos.

Esta falta de acesso, a marginalização hoje em dia é a grande responsável por inúmeras manifestações isoladas de violência, por que como já dizia o papa a pobreza extrema é uma violência contra as pessoas.

Um comentário:

Paulo Barbosa disse...

Prezado Roberto. Um pessoal aí de São Paulo localizou uma charge minha através do seu blog. Que satisfação! Bem, comungo com as tuas idéias em relação à Palestina, entre outras coisas. Tem uma charge a esse respeito lá no meu blog: www.humoralacarte.blogspot.com. Volte lá sempre que quiser, é muito bem-vindo. Inclusive, se quiser copiar uns cartuns, fique à vontade.
P.S.Estou muito curioso: você capturou aquela charge do futebol no blog antigo meu (mauhumoremgotas)? No mais um abraço e obrigado!