segunda-feira, março 30, 2009

Ganância, Elegância, Ignorância !

Tem gente que se diz contra a violência no futebol fala o tempo todo contra a existência de torcidas organizadas. Mas ao mesmo tempo apregoa uma marcação cerrada sobre um determinado atacante, por conta de ele ser uma pessoa famosa.

Marcação do tipo "trançar as pernas" do atacante. Ora isto é violência, futebol exige capacidade, talento, técnica, isto é o principal, este é o show que precisa ser preservado.

Mas o que dizer de gente que até entende bastante de futebol, de história de jogos, antigos jogadores, táticas, técnicos, entende mesmo, mas chegam a um certo ponto e começam a falar um sobre a fala do outro. E aí neste trecho do programa é um falatório só e não se ouve mais nada.

Parece até engraçado, às vezes até é engraçado, mas de certa forma também é um convite a violência. Pois não respeitar a fala do outro é também uma violência. Tanto quanto tentar insitar zagueiros a marcar mais duramente um atacante, como tentam alguns comentaristas contra o atacante Ronaldo do Corinthians.

Se a imprensa tivesse tomado esta atitude contra o Romário, talvez não teríamos tido a chance de vê-lo alcançar a marca dos mil gols.

O talento precisa estar acima de tudo, o futebol arte precisa ser preservado. Acho que os juízes em toda parte não deveriam permitir jogadas violentas. Para que a violência tivesse um fim no futebol, começando por dentro, à partir de quem o pratica, passando também por quem o comenta.

Nenhum comentário: