quinta-feira, setembro 08, 2011

Quem poluí mais o rio Tietê?

Aí está uma pergunta difícil de responder.  Há poucos dias, a Globo apresentou uma reportagem onde focalizava a poluição do Rio, como sendo exclusivamente fruto de atitudes do povo em lançar garrafas pet, móveis e tudo o mais.. nas ruas, em córregos que acabam parando no Rio Tietê.

Havia até um conjunto de sala completo, retirado do rio.  Preciso lembrar que muitas vezes, além do descarte, isto também foi fruto de enchentes que já ocorreram.

Verdade, este é um dos aspectos dessa sujeira toda.

Mas tem outro, esse que está aí na foto.  São os inúmeros tubos que existem em todo percurso do Rio Pinheiros e Tietê, por onde são lançados detritos, esgoto industrial e até doméstico, SEM TRATAMENTO.


E este é o grande objetivo a ser alcançado com os projetos, que aliás não são levados a termo, para despoluição do Rio Tietê e que invariavelmente consomem muito dinheiro.  E já há muitos anos..

O povo por exemplo, apesar de seus maus hábitos, falta de educação ambiental, não é responsável pelo direcionamento de esgoto, nem pela falta de estações de tratamento.
Enquanto houver formas de desviar a atenção para o que realmente acontece, haverá também muitas formas de se desviar os recursos que deveriam ser empregados para este fim, despoluir o rio.

Nenhum tubo deveria trazer detritos até o rio, SEM ANTES PASSAR POR UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO.

E há inúmeras alternativas: contruir mais algumas grandes estações, construir inúmeras pequenas estações, etc.

O problema é que até hoje, somente ocorre o trabalho de aprofundamento da calha, que retira parte dos detritos sólidos, mas o despejo contínuo de poluentes, como mostra a foto, permanece. Basta ver.

Nenhum comentário: