segunda-feira, setembro 19, 2011

Efeito da emoção no futebol

O campeonato brasileiro com as irregularidades apresentadas pelos clubes até aqui, também está mostrando o quanto é importante para o futebol o efeito emocional.

Digo isto, por que  o Vasco não é um time assim tão forte, ao menos não era até bem pouco tempo.

Mas o fato trágico ocorrido com o técnido Ricargo Gomes, vítima de um Avc em pleno jogo, causou um forte impacto emocional no elenco vascaíno.

Isto deve explicar a motivação que a equipe vem desmonstrando, vencendo várias partidas consecutivas e finalmente alcançando a liderança do campeonato.

Ao passo que a equipe do Corinthians, há algumas rodadas, não vinha apresentando esse comprometimento com a conquista do título.



O próprio presidente Andres Sanches havia declarado: "Parece que os jogadores estão entregando o campeonato, do mesmo jeito que fizeram o ano passado."

Acho também que eles estão entregando, mas é sobretudo pela falta desse "algo mais", que é o impacto emocional. Aquilo que mexe com o brio dos atletas.

Daqui em diante a equipe que reunir essa maior força de vontade, aliada a alguma técnica, vai despontar na busca pelo título.

Parece que está faltando isso para o Corinthians, e por isso o time caiu para o terceiro lugar. Aliado ao momento da tabela:  Já é o quinto clássico em sequência, perdeu para o Palmeiras, ganhou do Grêmio, do Flamengo, perdeu para o Fluminense e ontem para o Santos.

O sexto clássico será na próxima quarta feira contra o São Paulo.

Se realmente quiserem buscar o título, terão que buscar lá no fundo, aquela motivação que parece perdida nas últimas rodadas.

Nenhum comentário: