domingo, setembro 11, 2011

11 de Setembro: Pensamentos da laje

Quem tem laje sabe como é, logo vem o período das chuvas e eu tinha separado um produto próprio para impermeabilizar. Uma espécie de cimento, que se mistura a um líquido que se parece com leite.

Então decidido fui pra cima da laje nesta manhã de 11 de setembro, e os pensamentos vieram enquanto aplicava aquele produto, lá de cima.

Lá de cima há 10 anos atrás nas torres gêmeas do World Trade Center, muita gente teve de se lançar, para se livrar das chamas. Era o inferno queimando em vida.

Quem está vivendo neste período passa por isso, pelas doenças mais crônicas do mundo. E a pior delas, a violência tem muitas manifestações.

O terrorismo, as guerras, as lutas pelo poder.

Fico com as palavras do Papa João Paulo II, quando apelou ao então presidente George Bush para que não invadisse o Iraque: "não comece esta guerra, Deus não vai lhe perdoar".

Mas a fúria do momento, e claro a intenção de dominar um importante país produtor de petróleo, falaram mais alto.

Hoje se sabe que aquelas alegações iniciais, as armas de destruição em massa e a ligação com a Al Qaeda, não eram verdadeiras.  Mas a guerra aconteceu assim mesmo. E até hoje muitas vidas se consomem no Iraque, sem que se consiga estabelecer um governo seguro.

No Afeganistão contra o Taleban, até que a invasão se justificava, devido a comprovada ação de treinamento de terroristas naquele país,  e os Eua tiveram amplo apoio para suas ações.

Hoje, passados 10 anos, nem sei se dá pra falar em superação, com ar de felicidade. Por que se olhar para os lados de onde partiram os atos de terror, ao redor do mundo, outros tantos se avizinham.

Acho que hoje, os povos precisam ao menos, escolher com paciência seus governos.  Por exemplo, Israel, com aquele governo direitista ultra conservador, já está perdendo apoio até de aliados antigos, como Egito e Turquia, isolando-se perigosamente.

Se tivessem um governo mais moderado, disposto ao diálogo e algumas concessões, ganhariam muito mais terreno na Paz.

Da mesma forma os americanos: Que não se tentem a eleger um novo "cowboy", pois poderia ser uma tragédia, para aumentar o ódio mundial contra os Eua.

Particularmente agora estou mais preparado para as chuvas, minha laje está um pouco mais protegida.  Mas a laje dos Eua, corre riscos, a de Israel também. 

Quem sabe em breve, americanos mais inteligentes, solidários, mais preocupados com as pessoas em primeiro lugar, antes dos negócios, venham a influenciar ainda mais o poder daquele país. 

E em outras parte isso possa também ocorrer, para que a vida, seja mais suave. Sem ameaças de terror ou de guerras.  



Nenhum comentário: