sexta-feira, abril 08, 2011

Tragédia no Rio, o que dizer?

Pensando somente na tragédia, fico sem palavras. Dá pra chorar só de ouvir as crianças comentando, tentando explicar aos repórteres o que ocorreu dentro da escola. Elas transmitem sua inocência, sua ingenuidade diante dessa monstruosa situação.  É muito forte.

Acho que não há como se defender de algo que não se imagina que possa ocorrer.

Mas estamos numa época assim, com violência de todo tipo, inclusive da natureza, além de surprêsas tremendamente fortes e destruidoras.

Acho também que aqueles tiros nas cabeças de crianças, são atos que se igualam àqueles onde se suprimem as oportunidades das novas gerações. 

Quero dizer, que todo aquele que trabalha para erguer cada vez mais os muros que separam as classes mais pobres das oportunidades, estão também igualmente atirando na cabeça das crianças, futuras excluídas.

Elas também ainda não enxergam esses muros. Isto só será visto, provavelmente na fase adulta. Quando perceberem que seus estudos em escolas públicas, muitas vezes não lhes dará as oportunidades que precisam para crescer na vida.

As oportunidades de hoje, estão infinitamente mais nas mãos das classes mais favorecidas, que tem aquele famoso QI. QUEM INDICOU.

Com o ensino público tão precário, hospitais públicos funcionando aos trancos e barrancos, podemos imaginar o futuro desses brasileirinhos, como poderá ser tão difícil, quanto já é hoje aos brasileiros adultos que necessitam de serviços públicos. Desempregados, sub empregados, "autônomos", a grande maioria da população.

Choramos aquela tragédia, pedimos Paz, conforto espiritual.  Mas não podemos deixar de observar, que muitos dos que tem o domínio e exercem diretamente a pressão, a influência sobre a administração pública, cometem a mesma atrocidade. 











Nenhum comentário: