segunda-feira, agosto 09, 2010

Segregação financeira, globalizante

O sistema financeiro implementado pelos Eua, lapidado agora com a globalização, tem o firme propósito de instituir uma forma de segregação financeira.

Ao aumentar ainda mais a distância entre ricos e pobres, diminuir as conquistas trabalhistas de trabalhadores, e ao maxivalorizar somente o dinheiro, sem a consequente responsabilidade social.

Os mais pobres, ocupam cada vez mais as favelas, verdadeiros campos de concentração. Tem acesso à Tv, onde lhes é apresentado em comerciais, grande quantidade de produtos, inclusive alimentícios, que não terão acesso.  Os mais pobres também ocupam cada vez mais os presídios, onde não há ricos, pois seus crimes são muito, mas muuuiiiiiito mais tolerados.

E cada vez mais aumenta a intolerância, do império financeiro, contra países que não se alinhem ao seu plano de expansão. 
Principalmente países que detém significativa produção de petróleo.

Se houve um princípio de mudança de raciocínio, através de cerca de 40 bilionários americanos, que atendendo a um chamado do criador da Microsoft, decidiram abrir mão de parte de suas fortunas, em prol de entidades filantrópicas, é  sinal, que os ricos também se incomodam com a usura de suas fortunas.

O criador da Microsoft, pessoa de raciocínio muito inteligente, eficáz, objetivo, deve ter descoberto, que sua enorme fortuna, não lhe seria integralmente útil. Porém muito importante para a vida de tantas outras pessoas.

Essas pessoas deram "um pequeno passo, mas muito significativo para humanidade"..

Precisam aprimorar suas atitudes e o princípio do raciocínio, para propor com sua inteligência, medidas que possam permitir uma melhor distribuição das riquezas produzidas nos países, de modo a beneficiar a humanidade de maneira mais solidária.


A idéia de uma sociedade mais justa, mais igualitária, solidária, SOCIALISTA, dificilmente será implantada somente de baixo para cima, com a pressão dos mais pobres contra o poder.
Também precisa da importante participação dos mais ricos, de cima para baixo, num processo de PAZ e mudança de mentalidade. DIFÍCIL, MAS NÃO IMPOSSÍVEL.

Acho que os acontecimentos catastróficos deste ano, até aqui, e que tendem a aumentar, poderão contribuir, para mudança da consciencia dominante no mundo.  E que essa mudança venha a tempo.

Nenhum comentário: