quarta-feira, agosto 25, 2010

Eleições 2010, grandes discussões

O Ensino público vem sendo sucateado paulatinamente, e em contrapartida prolifera-se por toda parte o ensino particular, pago.

Não é uma situação casual.  Antigamente praticamente só havia o ensino público e de boa qualidade.

Então começou a existir cada vez com maior representação o ensino pago.  Grandes escolas, onde o ensino é tratado de forma empresarial. Esses grupos possuem representação, Sindicatos, políticos, que também participam do processo administrativo em condições de pressionar, participar das decisões de encaminhamento de verbas públicas.

Então hoje em dia, nos deparamos com estudantes do ensino público principalmente no segundo grau, em salas de aulas abarrotadas, sem condições de aprendizado.

As escolas pagas, bem administradas, vem demonstrando um bom nível de ensino, porém o valor de suas mensalidades impede o acesso de grande parte dos jovens. Realmente aí se constrói um muro muito alto, dividindo ricos e pobres.

É chegada hora de o Brasil pensar mais em seus jovens, não é justo que a educação seja tratada simplesmente como um negócio.  Os jovens tem o direito de estudar em escola pública de boa qualidade.

Ensino público não é somente a 1ª série, é principalmente o ensino fundamental, que antes se chamava colegial, e foi mudando de nome, quem sabe para confundir ainda mais.  E também universidades públicas.

O Estado tem obrigação de garantir o ensino público, é preciso parar de gastar com corrupção e investir na educação. A formação educacional das novas gerações é a maior riqueza que o Brasil pode produzir.

O ser humano tem que estar em primeiro lugar!

Nenhum comentário: