quarta-feira, julho 22, 2009

Nepotismo, público e privado

A imprensa pode alardear a todo vapor todas as "obras" de Sarney no senado, empregando tudo quanto é parente na administração pública onde tem alguma influência.

Mas uma coisa é certa, essa prática é nacional e do Oyapoque ao Chuí. Tanto no setor público quanto no setor privado.

E também se inclui nesse nepotismo a própria imprensa. Muitas vezes as oportunidades de trabalho em redação, tanto em jornalismo quanto em publicidade são ocupadas por indicação.

As pessoas que enviam curriculum por aí, mal sabem que estes muitas vezes repousam sobre pilhas de papéis, e que serão ultrapassados, por um simples telefonema de alguém importante, e que tem algum negócio com o diretor, gerente, ou um manda chuva qualquer.

A prática do nepotismo é uma instituição nacional. Tem até comentarista de rádio, que já está pra lá de abusado, afrontando a moral de outras pessoas, ofendendo outros profissionais, em fim sem apresentar qualidade no que diz, e mesmo assim continua firme intocável em seu horário, apesar das besteiras que profere.
Ainda por cima indicando sua continuidade, com outros parentes seguindo a mesma profissão. Sempre na base do "cumpadi e cumadi".

Se fossem avaliar somente a capacidade do indivíduo que pleiteia uma oportunidade de trabalho, o que deveria acontecer, acho que o Brasil como um todo seria bem melhor servido.

Nenhum comentário: