terça-feira, agosto 21, 2007

Vila São José; Passarela da democracia para ditadura?

Por: Roberto Zaghini Jorge
Que coincidencia, foi no final dos anos 70 que seu José MIguel, líder comunitário em vila São José, bairro da zona sul de São Paulo juntou-se a vários moradores e ao padre Paulo da igreja que fica no alto do morro para traçar estratégias em busca de uma passarela.

Foram inúmeras reuniões, sempre com a participação ativa do padre Paulo. Era o período do então presidente general João Batista Figueiredo o último da ditadura militar. Naquele tempo prefeito de São Paulo era cargo indicado.

Depois de alguma insistência, foram atendidos, a prefeitura decidiu construir ali uma passarela feita em madeira e que veio resolver um grande problema, a travessia da avenida senador Teotônio Vilela, que já naquele tempo , 1980 preocupava e causava acidentes. O próprio padre na época avisou; agora que voces tem a passarela basta usar, para aquele que morrer atropelado lá embaixo por que não usou a passarela, não faço nem missa de sétimo dia.. brincou..

Vinte anos depois, em 2000, o que era de madeira e muito usado foi se deteriorando, e novamente seu José Miguel juntou-se a outras pessoas, como dona Nelsi pra buscar melhoras naquela passarela, coisa que deveria acontecer naturalmente.

Em pleno período de "democracia" com prefeito eleito pelo voto direto do eleitor etc. e tal. juntos os moradores fizeram inúmeras manifestações: abaixo assinado, entrega do abaixo assinado à secretaria de obras, cartas a políticos, administração regional, que depois veio a ser chamada de sub prefeitura.

Até a Globo esteve lá e em duas ocasiões (em 2001 e 2002) focalizou a população que diante de um engenheiro representante da prefeitura transmitiu ao vivo e a cores suas reivindiações. O apresentador Chico Pinheiro prometeu inclusive cobrar as autoridades sobre a construção da nova passarela de concreto.

Na gestão da prefeita Marta, houve até promessa de construir a nova passarela em concreto, em duas ocasiões diferetes.. Em 2001, e 2002, mas aí a gestão democrática da "reconstrução" terminou.

Veio a outra administração do prefeito Serra, mas a passarela continuou deteriorada. Até que um sub prefeito,
José Augusto da Silva Ramos que era por uma dessas coincidencias da vida, da mesma cidade que o sr. José Miguel, CATENDE, em PERNAMBUCO, simplesmente resolveu retirar a passarela suprimindo assim em julho de 2005 aquele benefício conseguido ainda durante a ditadura militar pelo persistente seu José Miguel, o padre Paulo e outras pessoas persistentes da comunidade.

E de nada adiantou as reuniões com a sub prefeitura na tentativa de recuperar a passarela. Democraticamente decidiram suprimi-la e pronto.
Coincidencia é que um trecho de terreno onde terminava a passarela do outro lado da avenida senador Teotônio Vilela e que ficava ao lado de um posto de gasolina, acabou ficando para a advogada e dona de um posto de gasolina.. Ah também o ilustre sr. José Augusto candidatou-se alguns meses depois de ter retirado a passarela a deputado estadual, e coincidencia teve apoio daquela advogada dona do posto e beneficiária daquele pequeno trecho de terreno. Ela dedicou um out door para sua campanha. Enquanto isso atropelamentos sobre atropelamentos vinham ocorrendo naquela avenida e naquele trecho.

Reuniões democráticas com outro sub prefeito da capela do Socorro, não surtiram efeito.

Audiências públicas promovidas pelo ministério público de Santo Amaro,em agosto de 2006, foram as últimas tentativas de reaver DEMOCRATICAMENTE aquele benefício que um dia um prefeito indicado, E DURANTE UM REGIME DITATORIAL teve a sensibilidade de perceber que era necessário.
HOJE ainda HOJE em plena vigencia daquilo que pensamos ser uma democracia, seu JOSÉ MIGUEL deve estar relembrando sua luta para alcançar a primeira passarela para sua região.
De pensar que tanta gente como ele sonhou com uma democracia, e ver o poder ser usado deste jeito.. AINDA HÁ alguma esperança, o assunto está no Ministério Público. Também o prefeito da cidade de São Paulo, excelentíssimo sr. Gilberto Kassab foi notificado pessoalmente através de carta, em junho de 2007.
IMPRESSIONANTE é que as regiões vizinhas, com bairros de menor população, possuem passarela para travessia desta avenida. IMPRESSIONANTE é que esta avenida está sendo considerada hoje como o corredor da MORTE devido aos inúmeros casos de atropelamentos.IMPRESSIONANTE é que nas estatísticas o trecho onde foi suprimida a passarela de vila São José não aparece como local onde ocorrem acidentes.
IMPRESSIONANTE é que seu José MIguel assim com dona NELSI moram no alto do morro do jardim SÃO JOSÉ e observam quando acontecem acidentes e sabem que eles acontecem.
AGORA FICA A PERGUNTA: ATRAVÉS DO VOTO DIRETO ESTAMOS VIVENDO UMA DEMOCRACIA OU UMA DITADURA ?

Nenhum comentário: